arrow_backVoltar

Na Forbes

O futuro das mídias sociais: esqueça os EUA, olhe para o Brasil

25.09.13


Ryan Holmes, CEO do Hootsuite, defendeu em artigo publicado pela Forbes que o futuro das redes sociais está no Brasil e não nos EUA.



Ele começa sua argumentação dizendo que nas aldeias do Pará e nas profundezas da floresta amazônica a água canalizada é um luxo e as estradas pavimentadas são poucas e distantes entre si. Mas ainda assim, muitas pessoas têm acesso ao Facebook.



No início deste ano, grupos indígenas que lutam contra a construção da usina hidrelétrica Belo Monte, ao longo do rio Xingu, foram às redes sociais e lançaram a página Comitê Xingu Vivo no Facebook, que registra suas queixas contra o projeto.



Segundo Holmes, o Brasil, país mais populoso da América do Sul, também está emergindo como um dos mais experientes em mídia social da região: 79% dos usuários de internet no Brasil (cerca de 78 milhões de pessoas) estão nas redes sociais, de acordo com relatório lançado recentemente pelo eMarketer.



Além disso, o Brasil já conta com 65 milhões de usários no Facebook, perdendo apenas para os EUA. É o segundo maior consumidor mundial do Twitter e o maior mercado, fora os EUA, para o YouTube. 



Ele observa ainda que o tempo médio gasto no Facebook entre os brasileiros aumentou 208% no ano passado, chegando a 535 minutos por mês. Em comparação, o uso global diminuiu 2% durante o mesmo período.



Com sinais de saturação das mídias sociais nos EUA e na Europa, com os chineses sem acesso legal ao Twitter e ao Facebook, e com a Índia ainda relativamente em estágios iniciais em relação à internet, o Brasil é a grande aposta para o futuro das mídias sociais, diz o executivo.



Leia o artigo publicado pela Forbes na íntegra aqui.


Na Forbes

/