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Na Garrafa

Coca-Cola lança projeto M5 no Brasil

20.10.05

A diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, Mônica Horcades, apresentou nesta quinta-feira, 20/10, em São Paulo, o projeto M5.

A idéia da ação é promover a releitura de um dos ícones da marca: a garrafa pequena de vidro, de 250 mililitros, chamada de contour, transformada outrora em ícone da Pop Art, por Andy Warhol.


Para isso, foram convidados escritórios de design de cinco diferentes continentes. Daí o nome do projeto: M5, ou Magnificent 5 (5 Magníficos). Cada um deles criou uma estampa especial para a garrafinha, que tem um outro diferencial inédito: é confeccionada em alumínio, como as latinhas, e sem emendas.


A América do Sul está representada no projeto pela brasileira Lobo, como já destacamos aqui no Clubeonline, anteriormente (veja notas relacionadas, abaixo).

Na Europa, a escolhida foi a inglesa The Designers Republic.
Na América do Norte, a MK12, dos EUA. No continente africano foi convidado o Rex & Tennant McKay, da África do Sul. Na Ásia, a representante é a Caviar, do Japão.


Reunindo inovação e modernidade e com foco no público jovem, o projeto tem como principal objetivo aproximar a marca Coca-Cola do conceito de otimismo.

Os designers tiveram carta branca para criar dentro desse tema, mas uma sinuosa faixa vermelha era item obrigatório a ser estampado na contour.


As garrafas pintadas terão edição limitada e a primeira versão a chegar ao Brasil foi batizada de "Lovebeing" e criada pela The Designers Republic. No início do ano que vem, será a vez da embalagem criada pelo artista gráfico Mateus de Paula Santos, da Lobo, chegar ao mercado.


Até o final de 2006, os cinco modelos terão circulado pleo Brasil. Segundo Mônica Horcades, a continuação do projeto com novas estampas, ou mesmo com a reedição das embalagens já lançadas, não foi definido.


As garrafinhas não estarão à venda em supermercados e lojas de conveniência. Apenas algumas casas noturnas selecionadas, como Lotus e AmpGalaxy, em São Paulo; Fosfobox, no Rio; Pulse, em Curitiba e El Divino Club, em Florianópolis, terão disponíveis a novidade. No total, 60 night clubs venderão as garrafas.


Para divulgar a novidade, a Coca-Cola deixou de lado a mídia de massa. Apenas um site, também já indicado pelo Clubeonline, apresenta o projeto M5 (www.icoke.com/m5), reunindo garrafas e filmes criados para cada uma delas, com trilhas sonoras que envolveram parcerias com as bandas Towa Tei, Citizen Bird, Guided by Voices, Fischerspooner e The Flaming Lips. 

Fora da Internet, todo os esforços estarão concentrados nos pontos de venda.


A qualidade de impressão das novas garrafas permitiu a utilização de uma tinta que torna os desenhos fluorescentes quando expostos à luz negra. Esse artifício cria um efeito bastante chamativo, e que será usado nos displays do produto nos PDVs.


Alem disso, foram criados alguns elementos de comunicação, como tags para garrafas, geladeiras especiais, espelhos decorados, adesivos holográficos, estampas especiais, entre outros, para dar suporte e complementar ao projeto. 

Na Garrafa

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