arrow_backVoltar

Na Itália

Campanha de ateus é proibida

19.01.09

A associação italiana União dos Ateus e Agnósticos Racionalistas (UAAR) foi proibida de divulgar campanha publicitária nos ônibus de Gênova.


A concessionária de publicidade dos meios de transporte públicos IgpDecaux considerou que o slogan “Má notícia: Deus não existe; Boa notícia, você não precisa dele” é provocativo e não se enquadraria no código de ética da propaganda italiana.


A IgpDecaux argumentou que, segundo os códigos 10 e 46 de autodisciplina regulamentar, a publicidade não deve ser ofensiva e as campanhas não devem lesar o interesse de ninguém.


A UAAR promete lutar contra a proibição. “Vamos pedir que a prefeitura de Genova revogue o contrato com a IgpDecaux. A prefeita da cidade, que é laica, tinha se declarado favorável à campanha, realçando o direito de liberdade de expressão. E iremos até a Corte de Justiça Européia se for necessário”, disse Giorgio Villella, organizador dos eventos da UAAR e ex-secretário nacional da associação.


A veiculação da campanha custaria cerca de 8 mil euros (por volta de R$ 23 mil). Dois ônibus circulariam com as mensagens, a partir do dia 04 de fevereiro, durante quatro semanas.


A iniciativa é semelhante à que está sendo realizada em Londres, Washington e Barcelona. Na Austrália, a proposta também foi vetada.


Com BBC Brasil, leia na íntegra aqui.


Leia anterior sobre o assunto aqui.


Comentários

Edson -  É exatamente o que Davi escreveu, há um bom tempo. Veja: Salmos 14:1 Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.


marcelo - Típica democracia contemporânea: "Você tem liberdade de fazer tudo que eu (igreja/estado/judeus) aprovar".


 

Na Itália

/