arrow_backVoltar

Na telinha

TV Cultura exibirá 13 documentários, de 13 países

30.08.07

Treze documentários, produzidos em 13 países diferentes, farão parte da primeira edição do DOCTV IB, versão iberoamericana do  programa promovido por meio de um convênio entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, TV Cultura e a Abepec (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais) e com o apoio da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas).


A TV Cultura exibirá a série todas as sextas-feiras, às 22h40. A estréia será no dia 07 de setembro, com filme sobre os aspectos culturais da folha da coca (enquanto droga, medicina, religião e instrumento de poder), do boliviano Eduardo Lopez.

O DOCTV IB, que teve seu lançamento na quarta-feira (29), traz o seguinte modelo de negócio: 80% do valor investido nas produções vêm do Fundo DOCTV Iberoamérica, composto, por enquanto, por Brasil, Venezuela, Argentina e México. Os outros 20% ficam a cargo das emissoras públicas de cada país, que podem optar por contribuir com equipamentos ou serviços necessários à produção.

Os 13 filmes escolhidos - dos 457 projetos inscritos em todos os países - receberam US$ 100 mil cada.


A TV Cultura oferecerá os documentários em DVD, provavelmente pela Cultura Marcas. O presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, declarou ainda que há uma emissora comercial interessada nos conteúdos, mas explicou que o programa foi pensado para a TV Pública.


A renda gerada pelos documentários em todos os países participantes – seja em publicidade das TVs ou na venda dos DVDs – será revertida para o Fundo, que usará essa receita para investir nas próximas edições, até que o programa se torne auto-sustentável.


Com informações do Comunique-se.

Na telinha

/