arrow_backVoltar

Não deixe ela virar paisagem

Grafites modificados alertam para violência contra mulher

24.11.23

Para marca o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, neste sábado (25), o Instituto Gloria apresenta a ação “Não deixe ela virar paisagem”, criada pela Artplan, com o apoio do Metrô DF e parceria com veículos e empresas de comunicação.

Com o objetivo de conscientizar sobre a naturalização de agressões contra a mulher, murais de grafite foram colocados em Brasília, nas estações de metrô Praça do Relógio e Águas Claras.

Durante cinco dias, as ilustrações femininas das obras das artistas artistas Key Amorim e Ganjart foram se transformando de uma representação confiante e sorridente para semblantes tristes e inseguros. As mudanças representam diversos tipos de violência, como física, psicológica, patrimonial e moral.

Ambos os grafites sofreram as mesmas alterações e todas as intervenções no metrô aconteceram durante a noite. A proposta foi representar o silêncio muitas vezes existente em casos de violência contra a mulher.

A iniciativa também contou com peças para mobiliário urbano espalhadas por Brasília, com réplicas das obras de Key Amorim, reproduzidas digitalmente, que também foram modificadas durante a madrugada. A figura da mulher representada por Ganjart foi projetada em alguns painéis da cidade, seguindo a mesma lógica do mural.

Os grafites e a arte digital foram finalizados nesta sexta-feira (24), quando a mensagem foi revelada: "Vários tipos de violência aconteceram nesse muro, mas muita gente não percebeu. Não deixe a violência contra a mulher virar paisagem. Denuncie. Ligue 180”.

Há também um QR Code, que direciona as pessoas para ver a transformação completa da obra em um sistema de realidade aumentada.

"Escolhemos o grafite, sempre tão vivo, para que o Instituto Gloria possa sensibilizar a população sobre um drama social, que é a naturalização da violência contra a mulher, a partir de uma perspectiva artística. A sutileza intencional das agressões observadas nos grafites são as mesmas que muitas vezes não enxergamos em mulheres que estão sofrendo violência”, pondera Cacá Malta, diretora de atendimento da Artplan.

Ficha Técnica:

Agência: Artplan Comunicação
Cliente: Instituto Gloria

Campanha: Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas

Aprovação no Cliente: Cristina Castro

Diretor-Geral: Duda Moncalvo

Diretor Executivo de Criação: Gustavo Tirre

Diretor de Criação: Gustavo Dois e Thiago Diniz

Diretor de arte: Yan Viana

Redatora: Ariane Melo

Gerente de Conteúdo: Nara Grilo

Conteúdo e engajamento: Maria Elisa Medeiros, Gabriela Magalhães e Paula Ribeiro

Diretora de Atendimento: Cacá Malta

Equipe de Atendimento: Renata Vinagre, Roberta Martins e Eduarda Ximenes

Diretora de Operações: Rosa Estrella

Gerente de Projetos: Samya Barron, Bárbara Abreu e Caroline Coutinho

Diretor de Planejamento: Fernando Torres

Equipe de Planejamento: Ana Reis e Ana Quintiliano

Diretora de Mídia: Maíra Orempuller

Equipe de Mídia: Vivianne Amaral e Adreson Nava

Equipe de Tecnologia Criativa: Nandico Aquino, Veri Pomarico, Cáren Nakashima

Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin

Equipe de Creative Data: Larissa Alves, Fernanda Melo, Rafael Melo e Wilas Santos

Diretor de Produção: Daniel Oda

Equipe de Produção e RTV: Sayuri Hirako, Julia Maia, Marcela Motta, Jadson Douglas e Amanda Nobre

Comitê de Diversidade: Débora Moura

Equipe de RP: Cláudia Nascimento e Luciana Thomaz

Artistas (Grafiteiras): Key Amorim e Ganjart

Apoio: Metrô DF

Parceiros: Trilha OOH, JC Decaux, Influ, Demarest, Só Reparos, Malala Filmes, Jade Hotel, Mpv7, Nokaute, Storm Lab, Cantucci Osteria, Neooh, Bdrops, Fluxo Mídia, Ledme, SBT, Metrópoles, Metrix Creators, Vivo Ads, Portal Terra, Portal Uol, Range, Clear Channel, Goon, Tomi, 29 Horas, Tv Movimento, BTarts Agenciamento e R2 Produções.

Não deixe ela virar paisagem

/