arrow_backVoltar

‘Não é propaganda, é pesquisa’

Conar recomenda alteração em filme do Walmart

11.11.11

O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou a alteração do comercial "Lançamento" (leia e assista aqui), criado pela Africa para o Walmart Brasil, que traz Marieta Severo como protagonista.


O filme fala sobre pesquisa do Datafolha realizada em 17 capitais, comparando preços de produtos de "grandes marcas", e destaca que em "85% das lojas pesquisadas Walmart, Big e Bompreço, que são do Walmart Brasil, têm o menor preço."


O Conselho avaliou simultaneamente dois processos contra o comercial: o primeiro, por denúncia do próprio Conar, questionou o uso da frase "Isso não é propaganda, isso é pesquisa." Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária, nenhuma campanha deve desmerecer os serviços prestados pela publicidade.


Os conselheiros, reunidos nesta quinta-feira (10), consideraram que a afirmação "desmerece" a atividade publicitária, sugerindo, entre outras coisas, que ela não seria ética, e portanto, recomendam que a frase seja retirada do filme.


A segunda representação foi julgada a partir de reclamação de empresa concorrente, que questionou a forma da apresentação da pesquisa.


O Conselho de Ética considerou que as informações relativas à pesquisa - inclusive o período em que ela foi realizada - não estão suficientemente claras e bem expostas no filme e sugere uma melhor exposição desses dados.


Já nesta quinta-feira (10), agência, anunciante e veículos de comunicação foram notificados sobre as recomendações.


Cabe recurso, mas mesmo se as partes recorrerem, a decisão de primeira instância deve ser cumprida até que haja novo julgamento.

‘Não é propaganda, é pesquisa’

/