arrow_backVoltar

Não É Só Pausa

LinkedIn e R/GA querem ressignificar licença-maternidade

07.05.25

Num cenário em que 40% das mulheres saem do mercado de trabalho depois de serem mães e ficam fora por cinco anos após o nascimento dos filhos (segundo dados da FGV de 2018), o LinkedIn pretende dar um novo significado para a licença-maternidade, com campanha criada pela R/GA.

O movimento "#NãoÉSóPausa" busca promover o engajamento de mulheres em fase de retorno ao trabalho e ressignificar o valor da licença-maternidade no mercado profissional.

A licença-maternidade ainda é vista por muitas empresas como uma interrupção da carreira — e não como um período de desenvolvimento.

O Movimento Mulheres 360 e Filhos no Currículo realizou um estudo com 800 mães e revelou que 98% afirmam ter desenvolvido novas habilidades durante esse tempo, como inteligência emocional, capacidade de resolução de problemas, gestão de tempo, negociação e resiliência. No entanto, o mercado continua ignorando o impacto positivo que essas competências podem trazer para o ambiente de trabalho.

Além disso, o relatório Global Gender Gap in Careers aponta que mulheres interrompem suas carreiras mais cedo e por mais tempo do que os homens, retornando a áreas diferentes das que saíram, comprometendo seu crescimento profissional.

Com o intuito de ajudar a transformar essa realidade, "#NãoÉSóPausapropõe que a licença-maternidade seja vista como um ciclo de aprendizado e evolução.

Para tanto, foi criado o conceito de "MãeBA" (em referência ao MBA), a fim de representar o conjunto de habilidades adquiridos durante a maternidade. O movimento convida as mães a acessarem o LinkedIn e adicionarem essas competências ao seu perfil profissional.

O esforço conta ainda com um filme (assista abaixo), com profissionais descrevendo habilidades esperam de um candidato. Paralelamente, cenas mostram uma mãe desenvolvendo essas mesmas competências em casa com seu bebê.

A comunicação também terá a participação de "embaixadores" como Taís Araújo e outros criadores.

O público é convidado a usar a hashtag "#NãoÉSóPausa" para compartilhar suas próprias histórias.

Clube de Criação 50 Anos

Não É Só Pausa

/