arrow_backVoltar

#NaoChoveNaoLavo

São 7 milhões de veículos e quase nenhuma água, reforça campanha

18.09.14


São Paulo está atravessando um grave momento no abastecimento de água. O nível de reserva do Sistema Cantareira, já com a utilização do “volume morto”, está abaixo dos 10%, algo que nunca aconteceu nessa região. Enquanto isso, a frota de automóveis não para de crescer. Só na capital, são mais de 7 milhões de veículos. Juntando essas duas informações, a ONG The Nature Conservancy, TNC, decidiu lançar a campanha de conscientização e mobilização #NaoChoveNaoLavo, que convida o paulistano a deixar de lavar seu carro enquanto a situação de escassez de água se mantiver. Sim, porque apesar da forte crise, as pessoas, em grande parte, continuam a lavar calçadas, carros e a tomar longos banhos, como se o problema não pertencesse a elas. 



Lavar um carro consome, em média, 500 litros de água. Para limpar toda a frota paulistana, seriam necessários 3,5 bilhões de litros, o equivalente ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas, considerando-se o consumo médio do paulistano em junho de 2014, de 140 litros por pessoa, segundo a Sabesp. Ao mostrar que é possível poupar água deixando de lavar o carro em períodos de escassez, a TNC espera lembrar as pessoas da importância de economizar água também em outras ações cotidianas.



“Apesar de o trabalho da TNC com segurança hídrica ter foco direto na chamada infraestrutura verde, o que é um trabalho de longo prazo, queremos que a campanha tenha o efeito imediato de fazer ecoar a importância de todos nós, como cidadãos, nos sensibilizarmos pelo uso racional e consciente da água”, comenta Marcelo Moura, diretor de marketing da TNC.



Criada e idealizada pela agência Africa, a campanha #NaoChoveNaoLavo começa nesta quinta, 18, com anúncio nos jornais Metro e Destak e no UOL. Ainda como parte da ação de lançamento, serão entregues em pontos da cidade, em parceria com os jornais de circulação gratuíta, adesivos e um folheto explicativo, convidando o paulistano a participar da ação.



A campanha conta com apoio do guia AquiPode, que celebra e incentiva inclusão, acessibilidade e cidadania.

 


#NaoChoveNaoLavo

/