arrow_backVoltar

Nas telinhas

Mega comercial de Pepsi, criado pela Almap

23.02.05

Os brasileiros assistirão hoje, em primeira mão, no horário nobre da Rede Globo, a um verdadeiro espetáculo de futebol e surf, que deve ter custado aos bolsos do anunciante (dados não oficiais!!!) algo como três milhões e meio de dólares: trata-se do novo comercial mundial da Pepsi, “Surf”, criado pela AlmapBBDO e dirigido pelo mago indiano Tarsem, da produtora norte-americana @radical.media. Este é o comercial mais caro da publicidade brasileira, até aqui.


O filme faz parte da campanha “Arrisque mais. Viva mais” (Dare for More) e deveria ter sido lançado em janeiro. A estréia foi adiada em função da tragédia do tsunami, ocorrida no dia 26/12 do ano passado.

Depois de estrear por aqui, o comercial será veiculado em outros países das Américas, na Europa e na Austrália.

A produção tem 90 segundos de duração e reúne algumas das maiores estrelas do futebol mundial.

Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, David Beckham, Fernando Torres, Raul Gonzáles e Rafael van Der Vaart jogam bola e surfam ao mesmo tempo.

Exibindo belíssimas manobras, se viram nos 90" para não deixar a bola cair, dropando nas ondas e completando as jogadas com mergulhos e acrobacias.

Para dar conta do recado, todos tiveram aulas com o surfista profissional François Liets, que ensinou os jogadores a adotar as posições corretas na prática do esporte.

Roberto Carlos, Raul e Beckham, do Real Madrid, filmaram juntos, na Espanha, e se excederam para manter a bola no ar.

A trilha sonora de “Surf” é “Misirlou”, do grupo Dick Dale e seus Del-Tones, destaque do longa “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino.
A imagem de uma ilha (as filmagens foram na Oceania, nas ilhas Fiji) abre o comercial. Numa de suas praias, os jogadores batem bola perto de um cooler cheio de latinhas geladas de Pepsi.


O jogador Thierry Henry está sentado na areia, vendo os amigos se divertirem. Um surfista, porém, aproxima-se de Beckham e interrompe o jogo, apontando para uma placa onde se lê: "Só para surfistas". Em seguida, chuta a bola para o mar.

A cena corta para o holandês Van Der Vaart, que está pegando onda. Ele vê a bola se aproximar, apóia-se na prancha e a chuta. Os jogadores que estão na areia pegam suas pranchas e entram no mar. Enquanto surfam, controlam a bola, fazendo acrobacias.
O filme termina com o grupo de jogadores revidando, de forma bem-humorada, a atitude de exclusão dos surfistas.

Depois da estréia, “Surf“ será veiculado em versões de 60” e 30”, inicialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.

A campanha se estenderá à Internet. Um hotsite com game e versões do filme estarão, em breve, no site da Pepsi.
O making of da produção será exibido no Clubeonline, a partir desta sexta-feira.

“Surf” é o quinto filme produzido pela AlmapBBDO para o pool internacional de Pepsi (antes vieram Manchester, Beckham, Machucados e Cumprimento).

Por causa das complicadas agendas, em nenhum momento o diretor Tarsem conseguiu filmar cenas com todos os jogadores juntos. Suas imagens foram reunidas na edição.

As seqüências de Surf, rodadas em Fiji, foram protagonizadas por surfistas profissionais australianos, bastante parecidos com os jogadores.

Para rodar as seqüências da Espanha, com os verdadeiros jogadores, foram construídas duas enormes piscinas, uma aquecida para saltos e uma com máquina de ondas.

A equipe de efeitos especiais levou três semanas construindo uma parede de água, com três metros de altura, instalada atrás da plataforma móvel onde ficavam os jogadores, além de instalar três canhões que lançavam água em diferentes direções.

Foram compradas 206 toneladas de areia de sílica, para que se parecesse com a de Fiji.

Ficha Técnica

Anunciante: PepsiCo.

Agência: AlmapBBDO

Título: “Surf”

Produto: Pepsi

Diretor de Criação: Marcello Serpa

Criação: Marcello Serpa, Dulcídio Caldeira, César Finamori

Produtora: @radical.media

Direção: Tarsem

Rtvc: Pierre Marcus

Trilha: Barrera Prod.

Atendimento: Valérie Accary, Marie Chavarot, Shefali Kothari (CLM/BBDO); Camilla Massari, Ricardo Taunay

Mídia: Gustavo Gaion

Aprovação: David Foulds

Nas telinhas

/