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Google aponta o que esperar do consumidor
As compras de Natal deste ano serão as mais digitais dos últimos tempos. Por causa da quarentena, o consumidor incorporou hábitos online para garantir a manutenção da casa. Com as festas se aproximando – e diante da ameaça de novas ondas da pandemia -, o brasileiro deverá manter esse padrão. É o que indicam dois estudos feitos pela Ipsos para o Google.
No principal deles, foram ouvidos 1.260 brasileiros entre 30 de outubro e 25 de novembro. Os entrevistados apontam que 67% do tempo despendido para pesquisa de produtos e compras de presente serão dedicados ao digital. Isso significa dez pontos percentuais acima do observado no ano passado.
O segundo estudo encomendado pelo Google (feito entre 19 e 22 de novembro com mil pessoas) revelou que 61% dos brasileiros vão buscar ideias para presentes em plataformas online em vez de recorrer a lojas físicas.
A entrega também virou um ponto fundamental para o consumidor. Dos entrevistados, 45% afirmam que vão comprar presentes online e planejam enviar os produtos diretamente para a família e os amigos.
A pesquisa apontou que muitos brasileiros já sabem o que vão comprar na data: 42% já escolheram o tipo do produto e 31%, a marca. Mas apenas 11% já decidiram pelo varejista. Para 81%, porém, as opções devem ser as lojas em que já compraram.
O peso do dinheiro
Na hora da escolha, o preço continua sendo o fator mais decisivo (50% das respostas). Os consumidores também declararam que são importantes: tempo de entrega (30%), disponibilidade dos produtos (28%), custo do frete (25%) e agilidade para ter os itens em mãos (22%).
Dos consumidores ouvidos, 39% afirmaram que neste ano vão dar menos presentes e 36% contaram que vão presentear um número menor de pessoas. Para 75% das pessoas consultadas, o principal motivo para a redução das compras de Natal é a situação financeira.
A renda reduzida também aumenta a demanda por descontos e frete grátis: 86% dizem que vão comprar de lojas que oferecem descontos e 84% vão buscar frete grátis.
Presentes
O presentear a si mesmo ganha relevância em comparação ao ano passado, passando de 54% para 60%. Ainda assim, dar presentes para os outros segue como o comportamento mais forte (65% dos entrevistados).
As categorias relacionadas à Casa, Comida, Cosméticos e Esportes são as que têm mais afinidade com o auto-presente, enquanto Brinquedos, Acessórios de Moda e Jóias são os preferidos para dar para os outros.