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Nation Brand

Embratur retoma Marca Brasil

15.02.23

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) retomou a Marca Brasil, logo que tinha sido utilizada como Nation Brand entre 2005 e 2019. Anunciada na noite desta terça-feira, 14, a medida vem acrescida de uma mensagem apresentada para o momento: “Brasil com S”.

No governo Bolsonaro, a agência adotou a marca “Brazil – Visit and love us, considerado pela nova gestão da Embratur como uma imagem fraca, sem estudo técnico e com slogan “inadequado tanto na linguagem quanto na mensagem”.

Sob a presidência agora de Marcelo Freixo (ex-deputado federal), a Embratur está adotando uma estratégia de reposicionamento da imagem do país com mais foco na sustentabilidade ambiental. O resgate da identidade visual desenvolvida pelo designer Kiko Farkas faz parte desse plano.

A marca retomada aparece em filme que está disponível nos canais da Embratur nas redes sociais e no YouTube (veja mais abaixo). A locução do vídeo de 50 começa dizendo “É sensacional estar de volta. Somos o Brasil com S”. O filme remete às cores utilizadas pela Marca Brasil, associando-as com características do Brasil, como o branco da fé e o “vermelho caloroso do povo”.

Ela também foi projetada em alguns monumentos famosos, como Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ); Fonte Luminosa da Torre de TV de Brasília (DF); Ponte Estaiada, em Teresina (PI), Ópera Arame, em Curitiba (PR); Castelo da Torre de Garcia D’Avilla, na Praia do Forte, Mata de São João (BA); e Praça Central da Cidade, em Bonito (MS).

A Nation Brand foi concebida por Farkas para valorizar o colorido da identidade do Brasil: suas curvas e cores representam a diversidade cultural e natural do país. O projeto nasceu da inspiração de um desenho do artista e paisagista Roberto Burle Marx.

É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta”, declarou Freixo. Ele ressaltou que “o turismo é uma das atividades econômicas mais importante do mundo” e acrescentou que “ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas”.

Freixo comentou que o histórico da logomarca foi jogado fora pelo antigo governo. “A formulação e criação da Marca Brasil foi um marco na história do Brasil, feita por meio de um concurso fundamentado em pesquisas de mercado e critérios estritamente técnicos de seleção e que, por isso, está sendo retomada”, explicou.

A Marca Brasil voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). No turismo, a logo voltará a ser utilizada em publicações e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além de diversos eventos no Brasil e no mundo.

Para o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana, a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do país, adicionada de responsabilidade climática, vão criar oportunidades de promoção do turismo no mundo. “Isso vai fazer uma diferença na hora que o Brasil se recoloca na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática”, disse.

Colaboração

A Embratur está elaborando ações conjuntas com dois ministérios, o do Turismo e o do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Daniela Carneiro, que comanda o primeiro ministério, afirmou que o turismo sustentável é a solução. Para isso, ela colocou como prioridades a qualificação de trabalhadores para o turismo internacional e a ampliação de investimentos em infraestrutura.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, defendeu o turismo como uma das soluções para que “as reservas florestais brasileiras sejam instrumentos de proteção ambiental, mas, também, de desenvolvimento econômico e de inclusão social”. Ela elencou as prioridades da ação conjunta entre os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo com a Embratur, como a promoção dos Sítios do Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidos pela Unesco e a realização de melhorias na infraestrutura de visitação dos parques nacionais.

Conheça mais da Marca Brasil aqui.

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