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Santander lidera ranking de reclamações
Em fevereiro, o Santander liderou ranking do Banco Central (BC) entre os bancos grandes, com mais de um milhão de clientes, por gerar número elevado de reclamações. E o banco Bonsucesso foi o que recebeu mais queixas de clientes entre os bancos médios, com menos de um milhão de clientes.
Para elaborar o ranking, o BC recebe as queixas dos clientes e analisa se houve descumprimento das normas do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Dessa forma, o ranking considera apenas as reclamações procedentes. Os dados usados relacionam o número de queixas recebidas pelo banco com o número de clientes para verificar qual deles tem o maior índice relativo de reclamações. Assim, evita-se que alguns bancos apareçam sempre no topo do ranking por causa de maior número de clientes.
Veja a seguir o ranking de fevereiro:
Bancos grandes - mais de um milhão de clientes
1º Lugar: Santander
Reclamações procedentes 456
Número de clientes 23.096.498
Índice* 1,97
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; cobrança de tarifas injustificáveis e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
2º Lugar: Banco do Brasil
Reclamações procedentes 374
Número de clientes 34.652.147
Índice* 1,07
Principais reclamações (em ordem decrescente): cobrança de tarifas injustificáveis; realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; e irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo.
3º lugar: HSBC
Reclamações procedentes 46
Número de clientes 5.771.293
Índice* 0,79
Principais reclamações (em ordem decrescente): problemas de segurança em operações realizadas em meios alternativos (como internet banking), que levaram à ocorrência de saques e de depósitos diferentes do solicitado pelo cliente; realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; e problemas em relação ao encerramento de contas.
4º lugar: Itaú
Reclamações procedentes 169
Número de clientes 25.908.321
Índice* 0,65
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos na conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na contratação de pacotes de serviço, como a cobrança por um serviço dentro do pacote, sem o consenso do cliente, ou sem que ele soubesse que o serviço estaria incluído no pacote; e cobrança de tarifas injustificáveis.
5º lugar: Bradesco
Reclamações procedentes 163
Número de clientes 34.357.161
Índice* 0,47
Principais reclamações (em ordem decrescente): realização de débitos em conta não autorizados pelo cliente; irregularidades na conta-salário, como a transferência de valores fora do prazo; e cobrança de tarifas injustificáveis.
*Número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Leia matéria do Portal Exame na íntegra aqui.