arrow_backVoltar

No Brasil

Telecom Itália e Vivendi estudam fusão de TIM e GVT

07.02.14


O grupo francês Vivendi começa a aparecer como uma alternativa para o futuro da Telecom Itália no Brasil. Nas últimas semanas, um alto executivo do grupo italiano teve uma conversa preliminar com a direção da companhia francesa sobre uma eventual fusão das subsidiárias brasileiras GVT e TIM Brasil, de acordo com fonte envolvida com o tema, citada pelo Estadão.



No tabuleiro de acionistas da Telecom Itália, uma fusão teria apoio especialmente dos minoritários, que lutam para reduzir o poder da espanhola Telefônica no grupo italiano.



Dona da Vivo no Brasil, a Telefônica fez acordo no ano passado para aumentar sua participação na Telco, holding que controla a Telecom Itália. Mas a ideia não agradou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que viu na medida uma concentração de mercado no país.



Por isso, a aproximação com a GVT é encarada pelos executivos da empresa italiana como a costura de "uma alternativa" para o futuro da TIM Brasil.



Os franceses, segundo a mesma fonte, teriam recebido bem a ideia de fusão. Para eles, a associação também valeria como um "plano B" para o grupo Vivendi, que passou por tentativas frustradas de vender a GVT no passado. Havia a expectativa de que a norte-americana DirecTV pudesse adquirir a empresa sediada no Paraná. Mas o negócio esbarrou no elevado preço pedido pelos franceses. Procuradas, Vivendi e Tim Brasil afirmaram que não comentam o assunto.



Leia a matéria do jornal O Estado de S.Paulo na íntegra aqui.


No Brasil

/