arrow_backVoltar

No Brasil

Gradiente tem direito exclusivo para uso do nome 'iPhone'

05.02.13


A Revista da Propriedade Industrial, publicação oficial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), informa que a Apple teve os pedidos para uso da nomenclatura "iPhone" em produtos da área de telefonia móvel recusados.



Assim, a Gradiente, que já havia registrado o nome antes da empresa norte-americana, mantém o direito exclusivo sobre os telefones com este nome no país.



A Gradiente entrou com um pedido para obter o direito exclusivo sobre telefones com este nome em 2000, sete anos antes de o iPhone da Apple ser lançado. Em 2008, um ano depois da apresentação do iPhone da Apple, ela ganhou este direito. Desde então, a empresa de Cupertino vem tentando uma autorização para utilizar a marca.



O primeiro veredito foi favorável à Gradiente, que chegou a lançar um smartphone de nome iPhone no ano passado. O INPI não detalhou quais pedidos dos norte-americanos serão negados, porém destacou que, provavelmente, todos com relação a celulares.



Vale lembrar que a Apple também teve um problema assim nos EUA. Em 2007, a Cisco processou a companhia porque detinha os direitos do nome iPhone. No entanto, posteriormente, houve um acordo entre as companhias.



Na China, a Apple teve que pagar US$ 60 milhões pelo direito de uso da marca iPad, leia aqui.



Com TechTudo.


No Brasil

/