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No Brasil

Indústria Gráfica completa 200 anos

16.01.08

Em 2008, a indústria gráfica completará 200 anos de atividades no Brasil.

Para comemorar, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) deu início a uma campanha que inclui diversas ações de marketing, estendendo-se a todos os Estados onde mantém regionais.

O ponto alto será uma grande festa em outubro, encerrando o 14º Congraf (Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica).


Atualmente, o parque gráfico nacional é composto por 19.550 empresas, que juntas empregam um contingente de 197.500 pessoas. A receita de vendas do setor gráfico em 2007 foi de cerca de R$ 17 bilhões. Sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) é de 0,82% e no PIB industrial, de 3,78%. Cerca de 90% dos estabelecimentos são pequenos, com até 19 funcionários.


O marco histórico da imprensa brasileira remete à chegada da família real portuguesa ao Brasil. Em 13 de maio de 1808, aproveitando as comemorações de seu aniversário, D. João VI cria aqui a Impressão Régia (atual Imprensa Nacional). As primeiras publicações foram realizadas na Gazeta do Rio de Janeiro. O Diário Oficial viria em 1º de outubro de 1892. 


A censura da Metrópole impunha a proibição da instalação de tipografias nas colônias, razão pela qual a notável invenção de Gutenberg chegou ao Brasil com atraso de três séculos e meio, por iniciativa da própria corte portuguesa que, ao transferir-se pra cá, trouxe na bagagem dois prelos e oito caixas de tipos.


Entre 1808 e 1822, saíram dos prelos da Impressão Régia nada menos que 1.154 impressos, dos quais várias obras científicas e literárias. .


 


 

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