arrow_backVoltar

No Brasil

BuzzFeed encerra operação de notícias

01.09.20

O BuzzFeed anuncia a descontinuidade de sua operação de notícias no país, chamada de BuzzFeed News Brasil, como "efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global", segundo publicou em nota (leia aqui) o jornalista Graciliano Rocha, até então editor de notícias do site.

De acordo com o profissional, as demais franquias da empresa, nas áreas de entretenimentoBuzzFeed Brasil - e gastronomiaTasty Demais - mantêm suas atividades, bem como o BuzzFeed News em inglês.

A operação de jornalismo foi lançada no país em 2016. A BuzzFeed captava receitas para manter o site de notícias por meio de ações de branded content e publicidade.

Na nota em que informa sobre o fim do veículo, o ex-editor ressalta ainda a importância do jornalismo independente. "Jornalismo é uma atividade essencial em uma democracia e seu pleno exercício, tal como o concebemos, pressupõe independência editorial em relação a governos, partidos e interesses político-ideológicos. Mantivemo-nos fiéis a este compromisso", destacou Rocha em seu texto.

"Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro – diz o Talmud. A frase oferece uma metáfora que serve ao jornalismo. Ao contar a história de uma única pessoa, pode-se enxergar as marcas da História e as escolhas políticas de uma cidade ou um país, mas sem perder a beleza da singularidade, os detalhes que fazem única cada pessoa", defendeu o jornalista.

Em maio, a Vice também decidiu encerrar suas operações editoriais no Brasil.

No Brasil

/