Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Editores querem criar 'biografia não autorizada' de Caetano Veloso
A polêmica exigência de autorização para se publicar biografias no Brasil gerou a criação de uma página no Facebook, que se propõe a fazer a mais pirata e coletiva biografia não autorizada de Caetano Veloso.
O espaço, que já tinha quase duas mil curtidas até a tarde desta quinta-feira (10), recebe colaborações de usuários. Eles enviam links de matérias, fotos e outros conteúdos que, um por um, costuram a vida do cantor e compositor baiano.
"Não criamos a página para tirar sarro do Caetano. Queremos reconstruir a vida dele na timeline e lançar uma biografia não autorizada em forma de e-book gratuito", explica Ricardo Giassetti, que criou o espaço com Danilo Corci, seu sócio na editora MojoBooks. "Estamos recebendo centenas de mensagens de colaboração e fazendo a curadoria do que entra na timeline."
O debate gira ao redor da Lei 10.406, de 2002, que dá ao biografado direito de proibir a circulação de um livro sobre ele. Uma ação movida por editoras literárias no Supremo Tribunal Federal (STF) tenta derrubar o obstáculo legal, mas a associação "Procure Saber", formada por artistas como Caetano, Roberto Carlos e Gilberto Gil, faz lobby para manter a necessidade de autorização. A empresária Paula Lavigne, ex-mulher de Caetano, preside a entidade.
"Se o problema da Paula Lavigne é o escritor fazer fortuna com biografia, a gente vai resgatar a vida do seu ex-marido e publicar de graça. Se ela não gostar, vai ter que rever o argumento da Procure Saber", comenta Ricardo.
Leia a matéria do jornal O Globo, na íntegra, aqui.