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13% gastam dinheiro com 'bens virtuais'
Pesquisa realizada nos EUA pelas empresas Magid Associates e PlaySpan dá conta de que a popularização dos jogos pela internet e das redes sociais está estimulando consumidores a comprar produtos intangíveis, que têm valor apenas no ambiente online, os chamados bens virtuais, segundo o Radar Econômico, do Estadão, citando PRWeb.
Do total de norte-americanos entrevistados com idade entre 8 e 64 anos, 13% disseram ter comprado algum bem virtual nos últimos 12 meses.
O gasto médio por pessoa aumentou 14% em um ano, de US$ 87 para US$ 99.
Um bem virtual pode ser, por exemplo, uma arma a ser usada em um jogo online ou um cartão virtual de aniversário que o internauta pode dar aos seus contatos em uma rede social.
A pesquisa mostrou que 37% dos consumidores de bens virtuais compram os produtos em sites de jogos gratuitos; 31% compram em redes sociais (excluindo redes de jogos); 29%, em um jogo dentro de uma rede social; outros 29%, em jogos de computador coletivos e gratuitos.
O resultado supera 100% pois um mesmo usuário pode fazer compras em ambientes diversos.
O meio de pagamento mais usado é o Facebook Credit, uma espécie de moeda virtual que pode ser usada para comprar esse tipo de bem na rede social Facebook.
Outra pesquisa recente, da Inside Network , aponta que o mercado de bens virtuais deve movimentar US$ 1,6 bilhão nos EUA neste ano.