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Web é principal canal de atendimento bancário
A internet passou a ser o principal canal de atendimento bancário no Brasil em 2009, de acordo com pesquisa realizada pelo Banco Central.
O estudo mostra que as operações via internet, home e office banking responderam por 30,6% de todas as transações entre clientes e bancos no ano passado, com 8,36 bilhões de operações.
Com esse desempenho, a web ultrapassou os caixas eletrônicos que, até 2008, lideravam as transações bancárias.
Em 2009, os caixas automáticos responderam por 29,8% do movimento, com 8,13 bilhões de operações.
Um ano antes, a liderança era dos caixas eletrônicos, que responderam por 32,2% das operações, enquanto a internet tinha 29,4% das operações.
Entre 2008 e 2009, o número de transações via web aumentou 15,6%. Na mesma base de comparação, o movimento nos caixas eletrônicos avançou 2,7%.
Entre os demais canais de atendimento, as agências estão em terceiro no ranking do BC, com 23,8% do movimento registrado em 2009, ou 6,5 bilhões de operações. Em seguida, aparecem os correspondentes bancários (9,5%), atendimento telefônico (5,9%) e operações eletrônicas por telefonia celular ou aparelhos do tipo PDA (0,4%).
Leia matéria da Agência Estado na íntegra aqui.