arrow_backVoltar

No monitor

50% das crianças expostas na web

10.10.08

Estudo da ONG SaferNet, divulgado na quinta-feira (09), dá conta de que mais de 50% das crianças e jovens brasileiros já foram expostos a conteúdo impróprio na internet.


O estudo também apurou que somente 40% dos pais ouviram relatos dos filhos mostrando incômodo ou constrangimento durante sua experiência online.


Outra descoberta do levantamento é que 64% dos jovens acessam a web de seu quarto, contrariando a recomendação de segurança de que o computador deve ficar em área comum da residência.


Entre os jovens entrevistados, 79% têm amigos virtuais e 37% deles conhecem mais de 20 pessoas pela web.


A preocupação dos pais em relação à segurança online dos filhos é bastante disseminada: 84% temem que eles sejam vítimas de um adulto mal-intencionado e 74% têm medo de que os filhos vejam conteúdos impróprios.


Apesar da preocupação, 87% dos jovens e crianças afirmam não ter restrição de uso da internet, enquanto 63% dos pais admitem não impor limites de navegação.


As redes sociais são os sites preferidos por 80% dos jovens, mesmo considerando que não é permitida a participação no Orkut, por exemplo, para usuários com menos de 18 anos de idade. Em segundo lugar, estão os comunicadores instantâneos, com 72%.


A SaferNet entrevistou 1.326 internautas de todo o país, sendo 875 crianças e jovens menores de 18 anos e 451 adultos com filhos que usam a internet.


Com infos do IDG Now!, na íntegra aqui.

No monitor

/