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MySpace quer trazer plataforma de debate político ao Brasil
A rede social MySpace quer trazer ao Brasil, para as eleições municipais deste ano, sua plataforma de debate político - a mais comentada ferramenta da corrida eleitoral norte-americana e uma das responsáveis pela arrancada do democrata Barack Obama.
O site, no entanto, pode ser barrado pela Justiça eleitoral brasileira.
A rede de relacionamentos, pertencente ao News Corp., estreou oficialmente em português em dezembro de 2007. Desde então, limita-se a abrigar perfis de artistas nacionais e seus fãs, o que injetou um milhão de usuários num serviço que possuía apenas 300 mil cadastrados no país.
De acordo com Emerson Calegaretti, diretor-geral do MySpace Brasil, a rede quer expandir-se para outras ações. "Primeiro, vamos criar grupos e perfis ligados a partidos e a candidatos. Essa é uma iniciativa a ser lançada oficialmente no segundo semestre. A segunda ação é promover a discussão das propostas dos candidatos."
Nos EUA, o portal simulou votações, criou perfis para políticos, realizou enquetes sobre propostas e, finalmente, ajudou os candidatos a arrecadar verba para campanha pela internet. Boa parte do montante de US$ 135 milhões levantados pela turma de Obama até janeiro tinha sido doada por internautas.
Como o MySpace, outras empresas de internet declararam ter planos de interagir com o eleitorado durante o pleito brasileiro, como Google e Yahoo!.
Com informações da Folha Online.