arrow_backVoltar

No monitor

Aumento na circulação online de jornais no Brasil

28.04.09

O IVC (Instituto Verificador de Circulação) registrou crescimento de 24,5% na circulação paga das edições digitais de jornais, em fevereiro de 2009, em comparação com o mesmo mês de 2008, passando de 4.762 exemplares em ambiente digital para 6.310.


Considerando o universo total da circulação paga de jornais no Brasil, de 4.217.262, o volume das edições digitais representa 0,15%.


O Brasil é um dos poucos países do mundo que conta com a auditoria de circulação das edições digitais, ao lado de Suíça, Inglaterra, Dinamarca, Polônia, Japão, Espanha e Romênia.


O IVC define as edições digitais como a "reprodução, em forma e conteúdo, das edições impressas, distribuídas no ambiente online".

No Brasil, o IVC afere a circulação paga das edições digitais dos jornais O Estado de S. Paulo (SP), Jornal da Tarde (SP), O Globo (RJ), Estado de Minas (MG) e Correio do Estado (MS).


Estudo da International Federation of Audit Bureaux of Circulations (IFABC), órgão que reúne as entidades responsáveis pela auditoria de mídia em todo o mundo, dá conta de que o volume da circulação das edições digitais nos países que fazem a auditoria é, em média, inferior a 0,5% da circulação total. A exceção é a Suíça, com médias entre 1% e 3%.

No monitor

/