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Pesquisa detecta seis tipos de consumidores online

06.11.07

Estudo elaborado pela eStara, empresa portuguesa, a partir de estudos de consultoras como a Forrester, Gartner Group e JupiterResearch, analisa o comportamento de compra online dos consumidores e aponta soluções para se obter os melhores resultados comerciais.


Os comportamentos, de acordo com o estudo, podem dividir-se em seis tipos: Runaway Shopper, Doubting Thomas, Ms. Bottomline, Hail Mary, The Gambler e Sir Glance a Lot.


Runaway Shopper é o consumidor mais comum, que visita muitas vezes as lojas online, mas antes de concluir as transações, muitas vezes, desiste. O estudo aponta que, para este tipo de internauta, ferramentas pró-ativas como serviços live chat e click to call, podem diminuir a taxa de abandono do website em 20%.


O Doubting Thomas é o usuário que acessa à internet a partir de casa em busca de oportunidades de negócio, mas não confia inteiramente neste meio para efetuar a transação, preferindo um contato personalizado. Para este e-consumer é importante o contato telefônico com o centro de apoio ao cliente da loja, para tirar dúvidas sobre o que pretende adquirir.


O perfil Hail Mary é do consumidor que, embora aprecie a conveniência e a facilidade das compras pela internet, mantém o contato pessoal, por exemplo indo à loja, como meio de escolha para terminar a transação.


Sir Glance a Lot caracteriza um tipo de consumidor empresarial, que adquire produtos complexos e de elevado valor online e que necessita de apoio adicional para realizar a transação. Para este tipo de cliente, reduzir o tempo de espera no atendimento do call center é essencial.


Do lado dos fornecedores são apresentados dois tipos de ‘personagens'. O The Gambler é aquele que tem de delinear uma estratégia de promoção online e precisa de mecanismos que lhe permitam medir eficazmente a eficiência da campanha.


Já o Ms. Bottomline representa pequena empresa que pretende fornecer serviços ou produtos por meio da web. De acordo com estudo do Kelsey Group, mais de 70% dos anunciantes de pequenas empresas preferem o contato por telefone.


Com informações do Meios & Publicidade.

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