Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Abap lança livro em 3ª fase da campanha 'Somos todos responsáveis'
A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) realizou nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, a primeira reunião da Diretoria Executiva Nacional de 2014.
Durante o encontro, foi lançado o livro "No mundo da publicidade infantil", que representa a terceira fase da campanha "Somos todos responsáveis" (leia anterior aqui), criada em 2012 para colocar em debate a questão da propaganda voltada às crianças.
Desenvolvido pela Medialogue, o livro reúne entrevistas com 100 pais e mães brasileiros, de filhos pequenos, que moram no exterior há mais de três anos, em países como Marrocos, China, Holanda, Inglaterra e África do Sul. Eles falaram sobre como percebem a convivência das crianças com a publicidade. O estudo concluiu que as proibições à publicidade voltada às crianças não têm sido efetivas.
Além do lançamento, durante a reunião, Orlando Marques, presidente da Abap, mostrou-se otimista com desempenho do setor nos três primeiros meses do ano, lembrando, entretanto, que 2014 é um ano atípico, pois, além da Copa do Mundo, o Brasil terá eleições estaduais e federal. Esses dois eventos seguidos podem trazer alguns problemas para os anunciantes.
No encontro, também foram discutidos temas como publicidade institucional em ano eleitoral, propaganda política e Lei Anticorrupção.
Outro destaque foi a apresentação dos resultados da consulta às agências associadas sobre a implantação dos Indicadores de Sustentabilidade da Indústria da Comunicação. Do total de agências que informaram suas práticas, 18 avaliaram impactos socioambietais de suas campanhas e adotaram como meta até final deste ano recomendar a utilização de meios de comunicação limpos; 20 delas declararam fazer campanhas voluntárias; e 35 delas têm como prática não contribuir com qualquer forma de discriminação.