Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Filmagens de Budapeste têm início
Começaram na última quinta-feira (17/01), no Rio de Janeiro, as filmagens de Budapeste, adaptação do romance homônimo de Chico Buarque.
O longa marcará a estréia solo em ficção do fotógrafo Walter Carvalho - que co-dirigiu Cazuza, o tempo não pára, com Sandra Werneck, e Janela da Alma, com João Jardim, além de assinar sozinho a direção do documentário Moacir Arte Bruta.
A adaptação do livro ficou a cargo de Rita Buzzar, responsável também pela produção do longa. Rita assinou ainda os roteiros de Olga e Lara, além de ser autora, diretora e produtora do documentário Carandiru.doc.
A história tem como protagonista José Costa, um ghost-writer exaurido por seu próprio talento, que se vê em um impasse criativo e existencial, dividido entre duas cidades Rio e Budapeste -, duas mulheres e dois idiomas.
José Costa será interpretado pelo paulista Leonardo Medeiros. A brasileira Giovanna Antonelli e os portugueses Ivo Canelas e Nicolau Breyner são outros nomes confirmados no elenco.
As filmagens devem durar oito semanas, entre Rio de Janeiro e Budapeste.
Com um orçamento de cerca de três milhões de euros, o filme é uma co-produção entre Brasil (Nexus), Hungria (Eurofilm) e Portugal, através da produtora Stopline Films.
Walter Carvalho foi diretor de fotografia de filmes como Central do Brasil, Carandiru, Amarelo manga, Abril despedaçado, O céu de Suely, Lavoura arcaica e A máquina, entre outros.
Budapeste é o terceiro romance de Chico Buarque. Além de Budapeste, ele já publicou Estorvo (1991) e Benjamim (1995).
Comentários
sonia regina - para fazer justiça devemos colocar também como fotografia do Walter Carvalho Cidade de Deus de Fernando Meirelles.