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Varejistas interessados na Casa & Vídeo
A crise de uma das maiores redes de varejo do Rio, a Casa & Vídeo, incentivou concorrentes a abreviarem seus planos de expansão no mercado fluminense.
A própria Casa & Vídeo confidencia, sem divulgar nomes, que estão de olho não só nos seus PDVs, mas também na marca, que, entre os cariocas, tem forte apelo.
Com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão, 68 lojas no Rio e 6 mil funcionários, a empresa está com dificuldades de fluxo de caixa, admite demitir ao menos 1,6 mil pessoas e vai fechar lojas.
Diante disso, Lojas Americanas, Pão de Açúcar e Ricardo Eletro demonstraram interesse no negócio, de acordo com fonte do setor, citada pelo jornal O Estado de S.Paulo.
Redes como Ponto Frio também procuram bons pontos de localização. "Várias empresas já bateram na nossa porta. Temos um ativo fantástico (lojas). Não é nossa intenção fechar lojas. Agora, poderemos fechar? Sim, poderemos", afirmou o presidente da Casa & Vídeo, Fernando Luzio.
Luzio assumiu o cargo em dezembro com a missão de administrar a crise da empresa, alvo de uma investigação da Polícia Federal por suspeita de irregularidades, com práticas como evasão de divisas, sonegação fiscal e descaminho.
Ele montou uma equipe de 15 profissionais para a reestruturação da empresa e contratou a consultoria Alvarez e Marsal, que ajudou a elaborar o plano de recuperação judicial da Varig.
De acordo com Luzio, o número exato de lojas que serão fechadas, assim como de demissões, ainda está indefinido.
O grupo Pão de Açúcar informou que está atento a oportunidades de negócio, "desde que agreguem valor à operação já existente".
As Lojas Americanas não comentaram o assunto. A rede tem 466 lojas no país, incluindo o formato Americanas Express/Blockbuster. Deste total, 67% estão na Região Sudeste.
O plano da Ricardo Eletro de ter 70 lojas no Rio em 2009 - atualmente são 25 - poderá contar com a ajuda de lojas da Casa & Vídeo. "Se algum ponto for do nosso interesse, a gente negocia, sim", disse Ricardo Nunes, dono da empresa.
"Estima-se que a Casa & Vídeo tenha 25% do mercado de bazar , eletroeletrônicos e utilidades domésticas no Rio. É um nicho de mercado interessante que ninguém conseguiu estabelecer", diz o especialista em varejo Marco Quintarelli, da consultoria Quintarelli Solutions.
Com informações do jornal O Estado de S.Paulo, leia na íntegra aqui.