Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
50% dos tweets vêm de 0,05% dos usuários
Cerca de 50% dos tweets consumidos pelos usuários do Twitter são produzidos por apenas 20 mil usuários, ou 0,05% do total, revela um estudo divulgado pelo Yahoo Research e citado pelo IDG Now!.
Intitulado Who Says What to Whom on Twitter, o estudo analisou 260 milhões de mensagens, que ajudaram a classificar os usuários em elite ("celebridades", blogueiros, mídia e representantes de organizações) e comuns.
Com base na massa de dados, a pesquisa apontou os cinco mais destacados usuários em cada categoria.
Embora a lista seja dominada por celebridades e entidades dos EUA, o Brasil esteve representado na categoria Blog pelos sites Kibeloco e Não Salvo.
Os pesquisadores notaram que 20 mil usuários da categoria elite eram responsáveis por cerca de 50% dos tuítes consumidos.
Outra descoberta foi que os usuários da elite tendem a seguir pessoas de sua categoria: celebridades seguem celebridades, blogueiros seguem blogueiros, e por aí vai.
A conclusão dos pesquisadores foi de que, apesar da fragmentação, o Twitter mantém característica de alta concentração de atenção da audiência, sendo que a elite dos usuários costuma seguir a si mesma em vez de ser recíproca aos usuários comuns.