arrow_backVoltar

No Vaccine For Climate Change

Campanha tem foco na preservação do cerrado brasileiro

14.01.22

Campanha para aumentar a conscientização sobre a necessidade de se proteger o cerrado brasileiro, conhecido como “berço das águas”, está sendo divulgada no Brasil, e já passou pelas cidades de Londres, na Inglaterra, e Glasgow, na Escócia.

Criada pela RPMM Global, em parceria com a Rede Sementes do Cerrado (RSC) - organização sem fins lucrativos -, a campanha “No Vaccine For Climate Change” (não há vacina para mudanças climáticas), tem como objetivo arrecadar fundos para apoiar atividades de restauração ecológica, disseminação de conhecimento e geração de renda para as comunidades tradicionais do Cerrado, por meio de ação de crowdfunding. A intenção é arrecadar 100 mil libras para ajudar a RSC, por meio do site Benfeitoria.

"É urgente que ações de preservação de biodiversidade sejam realizadas, principalmente no Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do Brasil e da América Latina", destaca Mario Matos, fundador da RPMM Global. “O bioma Cerrado é considerado o reservatório de água do Brasil e a RSC mostra-se uma organização capaz de contribuir muito para a recuperação de áreas degradadas. A RSC une as comunidades para replantar as áreas perdidas para a agricultura intensiva e reverter os danos que estão sendo feitos”, explica Matos.

No Brasil, um avião exibindo o banner #novaccineforclimatechange sobrevoou a cidade do Rio de Janeiro, no final do ano passado, passando por Copacabana, Ipanema, Leme e Leblon.

Nossa campanha, além de chamar a atenção para as mudanças climáticas, visa a arrecadação de fundos, a serem aplicados na preservação do Cerrado. Acredito que a proteção de qualquer bioma não acontece apenas pelo abandono, muito menos diminuindo o desenvolvimento de um país. Apostamos na regeneração por meio da colheita e, posteriormente, pelo lançamento de sementes nas áreas degradadas. Estamos em uma fase inicial da campanha, e esperamos captar recursos através das plataformas de financiamento coletivo”, comenta Raphael Collares, diretor de operações no Brasil da RPMM.

Em Londres, a campanha foi apresentada pelo jogador de futebol do Chelsea, Ruben Loftus-Cheek, em locais como o Parlamento.

Em Glasgow, onde a COP26 ocorreu, recentemente, o filme também foi exibido.

A narração é da atriz Milanka Brooks (Black Mirror, The Windsors, Quatro casamentos e um funeral) e a trilha é do grupo The Irrepressibles.

Está previsto para este ano a realização de um Festival ("consciência do tamanho do planeta"), para aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas. O evento irá acontecer em Greenwich, Londres, no Old Royal Naval College, e o tema central será a preservação do bioma do Cerrado.

O Cerrado abriga oito das doze bacias hidrográficas brasileiras e é uma das regiões com maior biodiversidade do planeta, abrigando 5% de todas as espécies, incluindo mais de 1.600 tipos de mamíferos, pássaros e répteis, e mais de 12 mil espécies de plantas. Nos últimos anos, a região vem sendo devastada por incêndios criminosos e avanço da fronteira agropecuária.

O Cerrado está acabando, mais de 50% já foram desmatados devido ao avanço da fronteira agrícola. A RSC se coloca como uma das soluções deste grande problema, através da promoção da restauração ecológica, associada às comunidades locais e tradicionais do bioma. Com isso, a gente consegue ter ganhos na área ambiental e também na questão social e econômica para os povos locais”, complementa Camila Motta, bióloga e presidente da RSC.

 

No Vaccine For Climate Change

/