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Nos EUA

Negros não se sentem representados pela publicidade, diz pesquisa

10.07.20

Pesquisa do Burns Group perguntou a pessoas negras nos EUA: "Como você está representado na publicidade (se é que você está sendo representado)?"

Quinhentas pessoas com idades entre 13 e 73 anos, de 40 estados norte-americanos, responderam à indagação e a maioria dos comentários anônimos foi colocada neste site.

Em geral, os norte-americanos negros estão muito descontentes com a maneira como são representados na publicidade: "In advertising we are depicted as people that play sports or are helping in a way one may see as subservient", disse um homem de 33 anos da Carolina do Sul. "I usually don't see dark skin Black women shown in much advertising, so I don't think people that look like me are really seen", declarou uma mulher de 34 anos de Missouri.

Alguns dos comentários comemoraram esforços recentes para mostrar mais diversidade racial na propaganda. Um entrevistado aplaudiu o novo "Jake from State Farm" (com personagem interpretado por um ator negro) e outro elogiou o modelo transgênero negro Jari Jones no elenco de Calvin Klein, por exemplo.

Mas a maioria dos depoimentos enxerga uma realidade bastante dura, inclusive a pessoa mais jovem pesquisada, uma menina de 13 anos de New Jersey: "We are portrayed to be dirty, animals and heartless when we are nothing of the such. Yes, there are people like that, but that is not unique to the USA. Other races have people who have said qualities."

A Adweek compartilhou os resultados do estudo com Bennett D. Bennett, cofundador do grupo 600 & Rising (leia mais sobre a entidade, criada recentemente, aqui). "Todos os problemas que estamos tentando resolver na 600 & Rising culminam neste resultado final: um mundo onde os negros são retratados por meio de uma lente limitada", comenta. "Compartilhamos da frustração da comunidade negra; somos mais que atletas e artistas, e merecemos ser retratados com dignidade pelas marcas e agências que querem nos atingir."

Embora a pesquisa seja apresentada na forma de citações brutas, existem algumas tendências aparentes. Muitos entrevistados disseram que sentem que os negros na publicidade aparecem principalmente como atletas, em anúncios de cuidados com os cabelos ou na forma de casais inter-raciais, e não em relacionamentos com parceiros negros.

Um número esmagador de respostas apontou que a maioria das pessoas negras vistas na publicidade tem tons de pele claros e que é raro ver alguém com a pele mais escura.

Leia a matéria da Adweek na íntegra, aqui.

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