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“Nossa casa é o Brasil”

Casas Bahia reposiciona marca

24.07.20

Com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro”, a Casas Bahia apresenta seu novo posicionamento de marca. A varejista lança campanha, criada pela Y&R, e redefine sua identidade visual para destacar sua proximidade com o brasileiro e o respeito pela diversidade da população. Com a comunicação e as atualizações aplicadas a suas plataformas digitais, ela também ressalta que está presente na jornada do consumidor, seja por aplicativo, site ou loja física.

A repaginação da Casas Bahia envolveu profissionais da Via Varejo, que administra a rede, da Y&R e um grupo de design de inovação da Croma, que trabalharam no formato de design sprint. Juntaram-se ao time antropólogos e makers, que participaram do projeto tendo como foco os conceitos de “Gente no Centro” (empoderamento do consumidor) e “Cultura Digital”, com o redesenho de processos, além de um direcionamento voltado para o uso de dados na personalização e humanização no relacionamento de vendedores e clientes.

As lojas da Casas Bahia sempre foram de todo o Brasil e estão de portas abertas para receber os brasileiros, de modo que todos se sintam em casa. A marca tem como valores e personalidade a brasilidade e suas traduções de ousadia, alegria, diversidade, leveza, inventividade e proximidade”, declarou, em comunicado, Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo.

Há um ano a Via Varejo deu início a um processo de turnaround com a chegada da nova gestão. Durante esse período, a empresa inovou trazendo diversas melhorias internas. No início da pandemia, a companhia acelerou ainda mais esse processo lançando serviços como o “Me Chama no Zap”, que digitalizou os vendedores das lojas físicas. Também foram feitas melhorias na plataforma de vendas, com a oferta de todos os produtos disponíveis no site da marca, incluindo itens de marketplace.

Nosso time de digital está trabalhando na rápida implementação desse sistema para que o cliente possa realizar todo o processo de compra de qualquer categoria, desde eletrônicos até itens de primeira necessidade, diretamente com o vendedor e sem ter que passar pelo caixa”, exemplificou Ilca.

Campanha

O novo posicionamento da Casas Bahia conta com campanha de um minuto que traz elementos que refletem a diversidade do país e reforçam o reconhecimento da individualidade de cada brasileiro. A música é interpretada por Negra Li.

A campanha teve estreia no domingo 26, em um bloco único no formato interprograma, entre o Domingão do Faustão e o Fantástico. Esteve simultaneamente em todas as emissoras abertas. No YouTube, o filme teve exposição no modelo Masthead TV, na posição superior da página inicial da plataforma de vídeos.

"Somos uma extensão do marketing da Casas Bahia com quem gostamos de construir histórias a quatro mãos. Reerguer a essência da marca ligada à brasilidade, empatia e acesso e, ao mesmo tempo, projetá-la para o futuro, colocando a tecnologia a serviço das pessoas, é um trabalho desafiador e gratificante. Agora queremos que essa narrativa se espalhe pelo Brasil e seja acolhida com felicidade e carinho na casa de cada brasileiro", disse David Laloum, CEO da Y&R Brasil.

Logo

A nova identidade visual da Casas Bahia se concentra na força da letra “B”, de Bahia e Brasil. Com a mudança, ela representa a casa nova. A palavra “Casas”, por sua vez, ganha destaque em negrito enquanto o elemento “Bahia” vem mais leve. O desenho é simples, atemporal e flexível para todos os meios e formatos, especialmente no digital.

Partindo da metanálise de dados somada ao design thinking, em uma semana foram cocriados novos brand key, marca, tagline, vídeo-manifesto e várias aplicações que foram testadas com consumidores. O projeto é resultado da confiança mútua. É uma oportunidade única fazer parte da transformação de uma marca ícone para os brasileiros”, afirmou Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.

App

Além da mudança da identidade visual, novas funcionalidades, com menu personalizado em formato de atalho, foram implementadas no aplicativo para facilitar a visualização de informações relevantes em cada etapa da jornada de compra.

Realizadas pelo time de tecnologia, as atualizações tiveram como foco a otimização da experiência de navegação e compra, o desempenho técnico e tempo de carregamento. Com isso, o app ficou mais leve em comparação a serviços concorrentes. As páginas de produtos também passaram por ajustes para reduzir a fricção na busca pelas principais informações e descritivo dos itens. As notas e avaliações dos produtos foram evidenciadas para um acesso mais rápido e ágil.

Até o final de agosto, mais melhorias serão implantadas na plataforma e no site. Entre elas, assistência automática de compras e comparação entre produtos similares, além de uma central de notificações, para o consumidor não perder ofertas.

Ficha Técnica
Cliente: Casas Bahia
Campanha: Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro.
Agência: Y&R Propaganda
VP de Criação: Rafael Pitanguy
Direção Geral de Criação: Cristian Santoro
Direção de Criação: Tiago Barreto, LP Andrade e Marcel Magalhães
Criação: Alex Gobato, Marcelo Brito, Charles Alvarenga, Roger Fernandes, Frederico Teixeira, Giovanna Paiva, Nathalia Ramos.
Atendimento/Gerente de Projeto: Sandra Borges, Estela Passador e Vanessa Silva
Planejamento: Paulo Vita, Marcelo Bazán, Larissa Maida, Simone Bispo e Giulia Arruda.
Mídia: Glaucia Montanha, André Sobral e Ricardo Victor
Produção (RTV): Nicole Godoy, Anderson Rocha, Reinaldo Brasil e Glauco Gomes
Produtora: Mixer Films
Diretor de Cena: Luis Pinheiro
Produtora de som: Loud
Aprovação Cliente: Roberto Fulcherberguer, Abel Ornelas, Ilca Sierra e Amanda Couto

“Nossa casa é o Brasil”

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