Nota de Falecimento

Alex Periscinoto, aos 95 anos

18.01.21

Um dos grandes nomes da publicidade brasileira, Alex Periscinoto morreu neste domingo, 17, aos 95 anos, por consequência da covid-19. Sua trajetória conta também parte da história da indústria da comunicação. Sua carreira começou pelo desenho. Depois seguiu pelo varejo e até que se encontrou na agência de publicidade. Periscinoto foi sócio da Almap, entre 1960 e 1998, quando vendeu suas ações para a rede BBDO e passou o comando da empresa para Marcello Serpa e José Luiz Madeira.

Nascido em Mococa, no interior paulista, filho de imigrantes italianos, ele mudou para São Paulo com a família, para estudar. Tinha em torno de dez anos. Chegou a trabalhar na Indústrias Matarazzo, como ajudante de tecelão, até que perceberam seu talento para o desenho e o redirecionaram para criar estampas de gravatas.

Em 1949, Periscinoto fez um teste na Sears que consistia em desenhar um eletrodoméstico. Foi contratado como desenhista e subiu na empresa até se tornar gerente de propaganda, onde fazia anúncios, algo que o fascinava desde menino. Pouco depois, entrou para a agência Standard Propaganda – que, com o tempo, viraria a Ogilvy. Mas foi uma passagem rápida. Em 1955, mudou para o Mappin, um dos grandes varejistas da época.

Com o aniversário da empresa se aproximando, Periscinoto propôs algo diferente para os diretores, uma grande promoção em outubro, mês fraco para o varejo. Juntaram tudo o que havia de saldos nas fábricas e o publicitário criou o anúncio: “O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente é você”. A promoção fez tanto sucesso que as vendas superaram as do Natal do ano anterior.

Ele também ganhou presente, tendo recebido como reconhecimento pelo trabalho uma viagem para Nova York. Periscinoto queria fazer imersão numa loja de varejo, a Ohrbach's. Estagiou 11 dias por lá. Era 1958. Achou os anúncios tão inteligentes que pediu para conhecer o criador. Responderam-lhe que era uma agência, a DDB. Foi, então, para lá, ver de perto como trabalhavam.

No Brasil, a criação de campanhas separava redatores e ilustradores. Em geral, os desenhistas, em um estúdio, recebiam o texto e instruções de como deveriam ilustrar a peça. Na DDB, Periscinoto viu que os anúncios eram criados em dupla: redator e diretor de arte trabalhavam juntos. Na mesma incursão pela agência, passou por uma sala, viu uma campanha desenhada, para ser aprovada. Era da Volkswagen. Leu na peça: “Think small”.

Periscinoto voltou para o Brasil revigorado. Mas na varejista não tinha a oportunidade de replicar o que vira. Porém, ele foi convidado para fazer um frila para uma agência nova, que tentava conquistar a conta da Volkswagen. Periscionoto fez vários anúncios e a Volkswagen queria contar com o publicitário no time, no entanto ele ainda estava no Mappin.

A agência em questão era a Almap, que propôs que Periscinoto entrasse para a agência. Ele não queria sair do Mappin por gostava muito de lá. Insistiram. Precisavam dar continuidade ao conceito. Periscinoto respondeu, então, que iria se pudessem trabalhar com dupla de criação. Desse modo, o Brasil passou a incorporar esse modelo que perdura até hoje.

Essa é uma das histórias da trajetória de Periscinoto – que deu um longo depoimento a respeito no site do Museu da Pessoa (leia aqui). O publicitário recebeu inúmeros prêmios, foi jurado no Cannes Lions e fundou em 1990 a consultoria SPGA, junto com Luiz Salles (falecido em 2017), Sérgio Guerreiro e Walter Fontoura (também falecido em 2017). Em 1995, publicou o livro “Mais vale o que se aprende do que o te ensinam”, com Izabel Telles (ed. Best Seller).

O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, no Getsêmani do Morumbi. Como vem ocorrendo desde o início da pandemia, a cerimônia foi íntima, com poucas pessoas da família. Periscinoto faleceu no começo da noite de domingo, na casa onde morava, no Jardim Europa, cercado de familiares. Em abril ele completaria 96 anos.

Hall da Fama

Alex Periscinoto foi o segundo homenageado no Hall da Fama do Anuário do Clube de Criação, desde que foi criada a premiação. Seu nome está inscrito no 22º Anuário, de 1997.

ESPM

Periscinoto foi conselheiro da ESPM e a instituição divulgou uma nota a respeito do publicitário. "Com sua inteligência e talento criativo, Alex Periscinoto foi um ícone da publicidade brasileira. 'Sempre gentilíssimo com todos, foi um grande amigo e incentivador da ESPM', diz Dalton Pastore, presidente da instituição. 'Foi um enorme privilégio e uma grande honra ter tido Alex ao nosso lado por tanto tempo'."

Nota de Falecimento