arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Duda Mendonça, aos 77 anos

16.08.21

Duda Mendonça, que completou 77 anos na última terça-feira (10), morreu na madrugada desta segunda-feira (16),  no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internado há dois meses, em decorrência de um câncer no cérebro.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça foi fundador da DM9 em 1975, em Salvador, cuja primeira conta foi a da imobiliária onde havia trabalhado como corretor. Em 1988, Domingos Logullo e Nizan Guanaes, esse último ex-estagiário da agência, tornaram-se sócios da operação, que abriu escritório na capital paulista. Em 1990, a DM9 Bahia e São Paulo se separaram, e a marca DM9 foi comprada por Nizan, em sociedade com João Augusto Valente e o Banco Icatu. A DM9 Bahia juntou-se à agência D&E, dando origem à DS/2000.

Duda Mendonça começou a atuar no marketing político em 1985, na campanha de Mário Kertez para prefeito de Salvador. Trabalhou em campanhas como a que elegeu Paulo Maluf prefeito de São Paulo em 1992, e Luiz Inácio Lula da Silva presidente em 2002, além de ter comandado a campanha de reeleição da ex-prefeita Marta Suplicy em 2004 e as campanhas de Ciro Gomes a a deputado federal e Cid Gomes a governador, ambos no Ceará, em 2006.

Em agosto de 2005, Duda foi acusado de estar envolvido na CPI dos Correios, o chamado "mensalão". Em 2012, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu o publicitário e sua sócia, Zilmar Fernandes, de duas acusações de lavagem de dinheiro e do crime de evasão de divisas. Na ocasião, Duda Mendonça concedeu uma entrevista à Folha de S. Paulo, na qual falou, entre outros assuntos, sobre sua absolvição pelo judiciário e sobre uma cirurgia cardíaca que havia enfrentado em 2006: "Diante da morte, todo o resto fica pequeno" (leia aqui).

 

Nota de Falecimento

/