Nota de Falecimento

Luiz Macedo, um dos 'Ms' da MPM, aos 90 anos

11.10.21

O gaúcho Luiz Macedo, um dos "Ms" da antiga MPM, faleceu na manhã desta segunda-feira (11), no Rio de Janeiro, aos 90 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Macedo, filho de Eufrides Goulart Macedo (conhecida como Fida) e irmã do presidente João Goulart, fundou a agência em Porto Alegre, em 1957, ao lado dos sócios Petrônio Corrêa e Antonio Mafuz. Nos anos 1960, a sede da MPM migrou para São Paulo e, um pouco antes, em 1959, havia sido inaugurado um escritório no Rio de Janeiro, sob a direção de Macedo.

Seu primeiro emprego foi como locutor de corrida de cavalo na Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Muitos anos depois, sua paixão pelo animal o levou, no final de 1999, a iniciar um trabalho como diretor do Jockey Club do Rio de Janeiro.

Antes de lançar a MPM, que chegou a ser a maior do Brasil nos anos 1970 e 1980, Macedo, que era redator por formação, trabalhou na Grant Advertising, na capital gaúcha.

Em 1991, a Lintas:Brasil comprou a MPM e Macedo e seus sócios fizeram parte do conselho administrativo da MPM:Lintas por menos de um ano para, em seguida, se desligarem da agência.

O criativo também foi presidente da ABP (Associação Brasileira de Propaganda), entre 1969 e 1971, e da Abap (Associação Brasileira Agências de Propaganda), entre 1974 e 1976.

O corpo de Macedo será velado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (12), entre 10h e 13h30, e cremado no São Francisco Xavier (Crematório do Caju), às 16h30.

Nota de Falecimento