Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Julio Xavier, aos 82 anos
Faleceu nesta sexta-feira, 28, Julio Xavier, diretor de cena de diversas campanhas que fizeram sucesso entre o público brasileiro, como "Meu primeiro sutiã", para a Valisère, “A morte do orelhão”, para a Telesp, e “O melhor amigo do carro e do dono do carro”, para a Cofap. Estava com 82 anos.
Julio começou a trabalhar com publicidade em 1964 e se tornou um dos diretores de filmes mais referendados do mercado publicitário. “Meu primeiro sutiã”, que conquistou Leão de Ouro em Cannes, entrou para o livro "Os 100 Melhores Comerciais de Todos os Tempos" (1999), da jornalista americana Bernice Kanner.
Fora da publicidade, um de seus trabalhos mais conhecidos é o documentário "23 anos em 7 segundos - O fim do jejum corintiano", que dirigiu em 2008 junto com Di Moretti, sobre a conquista do Campeonato Paulista de 1977 pelo Corinthians.
Washington Olivetto, com quem desenvolveu diversos projetos e de quem se tornou amigo, o descreve como “o mais completo publicitário brasileiro”. Isso porque ele “sabia escrever como Neil Ferreira; sabia planejar como Julio Ribeiro; sabia apresentar como Roberto Duailibi; e sabia dirigir comerciais como só Julio Cezar Xavier da Silveira sabia”.
Em 2016, Julio, que também foi um dos fundadores da Bossa Nova Films, foi homenageado com o Hall da Fama do 41º Anuário do Clube de Criação.
O velório acontecerá neste sábado, 29, a partir das 12h, no cemitério Gethsamani, no Morumbi, em São Paulo. O sepultamento será às 15h.