arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Rita Lee, aos 75 anos

09.05.23

Uma mensagem no perfil de Rita Lee no Instagram nesta terça-feira, 09, comunicou para os brasileiros a morte da artista, que por muitos foi chamada de “rainha do rock”, mas que preferia ser conhecida de outra forma, como “a padroeira da liberdade”, como declarou em entrevista para a revista Rolling Stone, em novembro do ano passado.

De acordo com a mensagem, Rita partiu na segunda-feira 08, no fim da noite, em sua casa, “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em um 31 de dezembro. Ficou famosa como cantora, compositora e música. Mas também enveredou por outras artes, atuando nas telas e escrevendo livros. E virou referência para muitas mulheres, por sua postura, pela coragem, pelo talento.

Tem a marca de 55 milhões de discos vendidos. Foi integrante dos grupos Os Mutantes e Tuttti Frutti. Sua música ultrapassou fronteiras.

Na TV, participou de novelas, programas e chegou a apresentar seu próprio talk show. Em 2002, integrou o elenco do “Saia Justa”, da GNT, onde ficou até 2004.

Também esteve presente em campanhas publicitárias, como uma série feita para a Shell, em 1969, na época dos Mutantes.

Muitos comerciais foram embalados por seus hits. Como um da Ellus, em 1978, em que casais mergulhavam numa piscina ao som de Mania de você. E com seu marido, o músico Roberto de Carvalho, esteve em um comercial de All Star, de 1985.

A voz de Rita Lee também pode ser apreciada em uma campanha internacional. Em fevereiro do ano passado, em filme criado pela Droga5, o Airbnb utilizou uma versão de “In my life”, dos Beatles, cantada pela “padroeira” Rita. A faixa fazia parte do álbum “Aqui, ali, em qualquer lugar”, de 2001, no qual interpretou obras do Fab Four.

Neste comercial de Midway, de 2021, a trilha também é pura Rita.

Em março deste ano, Rita anunciou seu novo projeto: uma autobiografia. Na verdade, sua segunda. Em 2016, ela havia lançado "Rita Lee: uma autobiografia". Mas o tempo mudou, veio uma pandemia e a artista sentiu que era necessária uma atualização. Assim, preparou "Rita Lee: outra biografia", que chegará oficialmente em 22 de maio.

Na nova obra, ela aborda o câncer no pulmão que a atingiu. Na sinopse está: "em um texto franco, ora cru e chocante, ora cheio de ironias, ora sutil e amoroso, Rita Lee não poupa detalhes de seu tratamento. Fala também da rotina, dos avisos do universo, de seres de luz e dos caminhos que a vida tomou".

Um de seus três filhos, João Lee, outro músico na família, escreveu nesta terça-feira sobre sua mãe: “o mundo perdeu uma das pessoas mais únicas e incríveis que já existiu”. A história comprova a força dessas palavras.

O velório será aberto ao público nesta quarta-feira, 10, das 1oh às 17h, no Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Nota de Falecimento

/