Nota de Falecimento

Paulo Giovanni, aos 72 anos

02.10.23

Referência no mercado de comunicação, o publicitário e comunicador Paulo Giovanni, que construiu primeiro sua carreira no rádio e, depois, entre as agências de publicidade, morreu em São Paulo neste domingo, 01, aos 72 anos. Nascido em Petrópolis (RJ) como Giovanni Wilbert Sérvolo – o "Paulo” foi agregado posteriormente –, ele se formou em economia na Universidade Católica de Petrópolis.

O velório será nesta terça-feira, 03, entre 8h e 14h, no Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376), na sala São Paulo. O sepultamento será no Cemitério do Morumbi.

Paulo Giovanni começou a trabalhar numa rádio da cidade, a Imperial, aos 16 anos. Em 1968, mudou-se para o Rio de Janeiro para comandar um programa que estreava na Radio Tupi AM. Três anos depois, foi chamado a apresentar um show na Rádio Globo AM, tornando famoso seu nome artístico, Paulo Giovanni.

Ele deu largada a sua carreira na publicidade em 1973, abrindo a Paulo Giovanni Publicidade. Em 1982, mudou de nome, virando Giovanni & Associados. Em 1998, nova alteração, com a associação com a rede Draft FCB. Seu sobrenome ficou presente na agência, mesmo após seu desligamento, em 2007. Em 2014, “Giovanni” foi suprimido da marca.

Em 2007, Paulo Giovanni lançou as agências de marketing promocional Mix Brand Experience e Pop Trade Marketing. E, em 2011, ele fundou a Tailor Made. Pouco depois seu novo negócio foi comprado pela Leo Burnett e a agência foi rebatizada como Leo Burnett Tailor Made, seu nome atual.

Três anos mais tarde, Giovanni assumiu como chairman na Publicis Worldwide, atendendo convite do então CEO do grupo Publicis, Maurice Lévy. O brasileiro ocupou o cargo até 2016.

Atualmente, presidia o conselho do Grupo Trademark (Pop Trade e Seven Trade), do qual era sócio. Também era sócio da AKM Performma.

O Grupo Publicis emitiu a seguinte nota:

O Grupo Publicis Brasil lamenta a perda do amigo e grande referência da publicidade Paulo Giovanni.

Giovanni teve um papel fundamental na formação dos alicerces da indústria publicitária contemporânea e em especial do grupo Publicis. Em 2011 assumiu como CEO da Leo Burnett Tailor Made, quando a rede global comprou sua agência. De 2014 a 2016 foi chairman do grupo de agências que incluía a Publicis Brasil, a Leo Burnett Tailor Made, a DPZ&T e a Talent Marcel, e seguiu sendo uma referência para todos nós do mercado.

Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento difícil”.

A FCB também divulgou comunicado:

"Paulo Giovanni está no DNA da FCB Brasil em um lugar de enorme destaque. Há exatos 50 anos, ele criou a Giovanni Comunicações no Rio de Janeiro, que em 2005 se uniu ao grupo Draft-FCB dando origem a Giovanni Draft-FCB. Paulo deixou o grupo em 2007, mas até 2014, quando a agência passou a ser FCB Brasil, o nome dele esteve na nossa porta, em nossas digitais. O olhar do garoto que, aos 16 anos, começou na Rádio Imperial de Petrópolis e dois anos depois comandou, com imenso sucesso, as noites na Rádio do Tupi AM no Rio de Janeiro, foi longe e deixou suas marcas no mercado global de comunicação e marketing. Paulo Giovanni seguiu seu caminho no grupo Publicis, mas influencia nossa cultura até hoje. Sempre um gentleman, que nunca abriu mão da alta performance criativa, mas sem jamais perder a gentileza nas relações.

Hoje, a FCB Brasil volta ao tempo, veste sua camisa e celebra a sua trajetória. Até breve!"

Nota de Falecimento