arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Leon Cakoff, aos 63 anos

14.10.11

O crítico Leon Cakoff, fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, morreu nesta sexta-feira (14), às 13h, no hospital São José, em São Paulo.


Ele tinha 63 anos e, desde dezembro do ano passado, lutava contra um câncer - um melanoma que originou metástase, chegando ao cérebro, informa a Folha.


O velório será realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som, av. Europa, 158, SP) a partir das 17h.


O corpo será cremado neste sábado (15), às 12h, no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes.


Nascido Leon Chadarevian em Alepo, na Síria, Cakoff chegou ao Brasil aos oito anos. Adotou o sobrenome Cakoff como pseudônimo, após ter um artigo de jornal censurado pelo próprio veículo, durante a ditadura.


Começou a carreira de crítico de cinema aos 19 anos, escrevendo para o "Diário da Noite" e o "Diário de São Paulo", dos Diários Associados.


Em 1974, foi para o departamento de cinema do Masp, onde três anos depois criaria a "1ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo", que chega agora a sua 35ª edição.


Cakoff integrou a equipe de articulistas da Folha entre 1996 e 2000, ano em que se tornou colaborador do jornal "Valor Econômico". Desde agosto era colunista da Folha.com.


O último projeto de Leon Cakoff foi o longa "Mundo Invisível", com episódios de cineastas como Wim Wenders e Atom Egoyan, que filmou a volta de Cakoff à terra de seus pais, na Armênia.

Nota de Falecimento

/