arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Jaguar, cocriador do Pasquim, aos 93 anos

25.08.25

O cartunista Jaguar, Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, morreu neste domingo (24), aos 93 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado no hospital Copa D'or, com infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais.

Nascido em 29 de fevereiro de 1932 no Rio de Janeiro, morou, quando criança, em Juiz de Fora (Minas Gerais), e Santos (São Paulo).

No Rio, começou a carreira em 1952, com 20 anos, na revista Manchete, trabalhando paralelamente no Banco do Brasil, até 1974. O pseudônimo Jaguar, sugerido pelo desenhista Borjalo, foi adotado nos anos 1960.

Em 1969, foi um dos criadores do jornal O Pasquim, que criticava a ditadura militar brasileira e usava o humor para escapar da censura.

Criou o personagem Sig, ratinho que seguiu como mascote do Pasquim até a descontinuidade da publicação, em 1991. Jaguar ficou preso durante dois meses, em decorrência às críticas ao regime.

O cartunista publicou mais de 30 mil cartuns, em veículos como A Notícia, O Dia, SenhorSemana, Civilização Brasileira, Pif-Paf, Tribuna de Imprensa, A Última Hora e Jornal do Brasil, além de ter feito animações para as vinhetas do "Plim Plim", na TV Globo.

Também publicou livros como "Átila, você é Bárbaro" em 1968, e "Ipanema, se não me falha a memória", em 2000.

Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos.

Nota de Falecimento

/