Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Velório de Hermeto Pascoal acontece nesta segunda-feira (15)
Ícone da música instrumental experimental, Hermeto Pascoal faleceu na noite deste sábado (13), aos 89 anos, em decorrência de complicações de uma fibrose pulmonar, que levou à falência múltipla dos órgãos. O artista estava em tratamento no Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de agosto.
Nas redes sociais oficiais de Pascoal, foi publicada a mensagem (veja aqui): "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música".
O velório acontecerá nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público das 14h às 21h.
O multi-instrumentista nasceu em 1936, em Lagoa da Canoa, interior de Alagoas, em um ambiente rural. Quando criança, começou a tocar acordeon, flauta e piano. Com 15 anos, mudou-se para o Recife com o irmão, já atuando profissionalmente com a música, seguindo posteriormente para o Rio de Janeiro.
Foi integrante do Quarteto Novo, ao lado de Airto Moreira, Heraldo do Monte e Theo de Barros, nos anos 1960. Depois, Hermeto iniciou carreira solo. Na década de 1970, colaborou com nomes como Miles Davis, nos EUA.
Ao longo de sua vida, Hermeto, que transitava pelos mais diversos gêneros musicais, incorporava em suas composições sons como o barulho da água, o som da chaleira ou o sopro do vento. Reconhecido internacionalmente, recebeu inúmeros prêmios e homenagens, incluindo três vezes o Grammy Latino.
No ano passado, lançou o álbum de músicas inéditas "Pra você, Ilza", em homenagem à esposa Ilza da Silva.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos.