arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Jimmy Cliff, aos 81 anos

24.11.25

O cantor jamaicano Jimmy Cliff, um dos ícones da história do reggae, faleceu aos 81 anos, segundo texto publicado em sua conta oficial no Instagram, nesta segunda-feira (24).

De acordo com o post assinado pela esposa do artista, Latifa, o cantor morreu em decorrência de uma convulsão, dentro de um quadro de pneumonia.

"Sou grata à sua família, amigos, colegas artistas e companheiros de trabalho que compartilharam jornada com ele. A todos os seus fãs ao redor do mundo, saibam que o apoio de vocês foi o que o fortaleceu durante toda a sua carreira", escreveu Latifa, que também de agradeceu à equipe médica que cuidou do marido.

"Jimmy, meu querido, que você descanse em paz. Respeitarei seus desejos. Espero que todos respeitem nossa privacidade neste momento difícil. Mais informações serão fornecidas posteriormente", acrescentou.

Nascido em Saint James, na Jamaica, Cliff firmou contrato com a Island Records antes de se mudar para a Inglaterra, aos 20 anos, em 1964. O primeiro disco do artista foi "Hard Road to Travel", lançado em 1967.

Entre seus sucessos estão músicas como "I Can See Clearly Now" (assista ao videoclipe, abaixo), "Reggae Night" e "We All Are One". O cantor foi indicado sete vezes ao Grammy e venceu duas delas, com os discos "Cliff Hanger" (1985) e "Rebirth" (2012).

Cliff teve uma relação próxima com o Brasil. Em 1968, participou do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, e depois disso, apresentou-se no país diversas vezes. Em 1969, compôs, por aqui, “Wonderful world, beautiful people”, mesmo ano em que gravou “Jimmy Cliff in Brazil”.

Em 1980, o cantor realizou turnê com Gilberto Gil. Dirigido por Tizuka Yamasaki, gravou o clipe de “We all are one”, em 1984, nas praias do Rio. Sua filha com a psicóloga Sônia Gomes da SilvaNabiyah Be, nasceu em Salvador (Bahia), em 1992. Cliff recebeu, em 2003, a Ordem do Mérito, maior honraria de seu país.

Seu último lançamento foi o single "Human Touch", em 2021, que trouxe uma reflexão sobre o isolamento vivido no período da pandemia. 

Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Nota de Falecimento

/