arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Milton Glaser, aos 91 anos

29.06.20

Um dos designers gráficos mais celebrados nos EUA e no mundo, Milton Glaser faleceu na sexta-feira 26, aos 91 anos. Era dia de seu aniversário. Um de seus trabalhos, dedicado à cidade onde nasceu, transformou-se em ícone que inspirou outros projetos: a marca que traz uma mensagem curta e direta e o símbolo de coração, “I love NY”. A criação foi uma doação a Nova York.

Glaser teve a distinção especial de ter exposições individuais no Museum of Modern Art (MoMA) e no Georges Pompidou Center, instituições para as quais fez os logos. Alguns de seus trabalhos fazem parte de coleções permanentes de muitos museus.

Também é notório pelo design de jornais como The Washington Post e O Globo. Glaser fundou a New York Magazine com Clay Felker em 1968. Criou a Milton Glaser, Inc. em 1974. Depois, juntou-se a Walter Bernard em 1983 para formar a empresa de design de publicações WBMG.

O designer criou mais de 400 pôsteres. Entre elas, está uma peça que foi incluída no álbum de Bob Dylan de 1967, em que o cantor é desenhado de perfil com cabelos ondulados e coloridos, tornando-se mais uma das obras famosas de Glaser. Ele criou ainda a arte da série Mad Men.

Filho de imigrantes judeus húngaros, Glaser estudou na High School of Music and Art e na escola de arte Cooper Union em Nova York. Por meio de uma bolsa da instituição Fulbright, aprimorou seu talento na Academy of Fine Arts em Bologna, Itália.

Sua biografia em seu site o descreve como figura influente nas comunidades de design e educação, contribuindo com ensaios e entrevistas extensas sobre a disciplina. Foi membro do Hall of Fame do The Art Director’s Club e do American Institute of Graphic Arts (AIGA).

Entre os prêmios que acumulou em sua carreira, está o Lifetime Achievement Award do Smithsonian Cooper-Hewitt/ Museu Nacional de Design, em 2004, por sua profunda e significativa contribuição para a prática contemporânea do design. Outro destaque foi a Medalha das Artes dada em 2009 pelo então presidente Barack Obama. Foi o primeiro designer gráfico a receber a honraria.

Glaser nasceu no Bronx e morreu na cidade que amava, devido a um derrame.

Nota de Falecimento

/