Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Yes, nós temos o DNA da inovação (Miguel Nicolelis)
Graças ao empenho do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, crianças estão virando cientistas em Macaíba, uma das regiões com maior índice de evasão escolar do Brasil.
Considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientifican American, o paulistano da Bela Vista Miguel Nicolelis - o mesmo que vislumbra que o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 seja dado por um tetraplégico ou paraplégico - está colhendo os primeiros frutos de sua crença na ciência como agente de transformação social e educacional.
Em palestra realizada neste sábado, 01, no Festival do CCSP, Nicolelis apresentou os resultados de seu projeto-piloto realizado com crianças de Macaíba, no Rio Grande do Norte, uma das regiões com maior índice de evasão escolar do nosso país. A diferença é que as crianças desse estudo são alunas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), criado por Nicolelis há cinco anos com a missão de promover a realização e o crescimento da pesquisa científica de ponta, vinculada ao desenvolvimento educacional, social e econômico do Nordeste.
Esse programa concentra-se principalmente no desenvolvimento e na educação da criança e na atenção primária à saúde da mulher. "No IINN, oferecemos condições para que a criança, desde seu nascimento, seja estimulada para utilizar o potencial máximo de seu cérebro. E isso só é possível porque os alunos começam a aprender desde o berçário e não tardiamente", diz Nicolelis. De acordo com a análise do primeiro grupo de crianças, já estão nascendo cientistas de disciplinas como física, química, biologia e até robótica, e mais: o índice de evasão escolar do "Campus do Cérebro", como é chamado o Instituto, é de apenas 2%, contrariando o cenário da região. "Com esse resultado fica evidente que se construirmos o aeroporto, aparecem muitos Santos Dumonts aqui no Brasil," avalia Nicolelis.
Já sobre o projeto "Walk Again", Nicolelis contou que se trata de uma rede de colaboradores com mais de 100 especialistas que constroem exoesqueletos robóticos, comandados diretamente pelo cérebro e que podem fazer com que pessoas paralisadas voltem a andar (saiba mais aqui).
Segundo Leonardo Ganem, presidente da Geo Eventos, a palestra Walk Again, ministrada por Nicolelis, foi a melhor que ele viu na vida. A opinião parece ter sido unânime e as pessoas, ao final, não só estavam emocionadas como não queriam parar de aplaudir.
Acesse também http://www.natalneuro.org.br
Por Luciana Lima