Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Projeto Walk Again será apresentado. Entenda melhor
O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que pretende fazer um brasileiro - paraplégico ou tetraplégico - dar o pontapé inicial na Copa do Mundo, no Brasil, em 12 de junho de 2014, vai falar sobre o projeto "Walk Again" durante o Novo Festival do Clube de Criação de São Paulo, que acontecerá no Memorial da América Latina, nos dias 1, 2 e 3 de sembro.
A palestra será no sábado (01º), a partir das 15h10, na Sala Espelhos. Resultado de algumas décadas de trabalho, o "Walk Again" tem como objetivo criar um exoesqueleto robótico, controlado pelo cérebro, permitindo o movimento de membros paralisados, por meio de ondas cerebrais.
A partir do uso de uma neuroprótese, que controla uma vestimenta robótica ligada à ela, um paciente sem movimentos do corpo poderá recuperá-los. O protótipo do traje controlado por sinais cerebrais já está em construção.
O cientista demonstrou que braços e pernas robóticos podem ser controlados por ondas cerebrais traduzindo pensamentos de mover os membros em sinais elétricos. Um computador transforma os sinais em comandos, que iniciam o movimento na prótese.
Essas próteses, com interfaces cérebro-máquina (ICMs), foram testadas em macacos e permitiram que eles fossem capazes de usar apenas a atividade elétrica produzida por grupos de centenas de neurônios para controlar seus movimentos.
Nicolelis aposta que o "Walk Again" é a semente de uma nova indústria no Brasil, a da tecnologia de reabilitação, e que, durante o processo de desenvolvimento, muitas outras áreas poderão ser beneficiadas por esse desenvolvimento tecnológico. Há várias aplicações que surgem desta meta, que chamamos de spinoffs. Até mesmo para entretenimento, como o videogame. Quando os executivos da indústria de games veem um macaquinho imerso em um mundo virtual jogando videogame com a mente, eles veem o futuro, disse recentemente o neurocientista ao Estadão.
Formado em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1984, Nicolelis tem 51 anos e vive no exterior há mais de 20. Ele lidera uma equipe no Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA).
Serviço:
Festival do Clube de Criação de São Paulo
Quando: dias 1º, 2 e 3 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)
Onde: Memorial da América Latina Barra Funda São Paulo - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Entrada pelo portão 13 e estacionamento pelo portão 15. Metrô ao lado
Dúvidas? 55 11 3030-9322 ou ccsp@ccsp.com.br. Para se associar, use estes mesmos contatos.
Ingressos: www.showcard.com.br
http://confirmados.festivaldoccsp.com.br