arrow_backVoltar

Novo negócio

Zuza assume Supernova, área de publicidade da TV1

02.07.07

Depois de 21 anos no mercado, o Grupo TV1 acaba de lançar uma nova unidade, voltada à publicidade, a Supernova/TV1.


O publicitário Zuza Tupinambá, que deixou a presidência da Ogilvy&Mather em abril último, será o diretor geral do novo negócio e terá participação nos lucros da Supernova, onde vai atuar a partir desta segunda-feira (02).


Ele abandonou o projeto de lançar a Kuarup (leia aqui), mas não o conceito que o havia norteado, o de formatar um novo modelo de agência, tratando a propaganda como conteúdo. "Dessa forma, podemos fazer propaganda em formato de game, de novela, de uma experiência na rua, de contato no PDV", explica.


A idéia de trazer pessoas de outras áreas - sociólogos, antropólogos, gestores ambientais, engenheiros de computação, entre outros - será aplicada na Supernova. "Profissionais com outras visões ajudam no pensamento estratégico para o cliente. A propaganda está se tornando antropofágica, uma vez que ela baseia-se sempre em referências da própria propaganda. Essa 'retroalimentação' impede que surja o novo. Por isso apostamos na formação de equipes com profissionais de áreas diferenciadas", detalha o publicitário.


Tupinambá conta ainda que a nova unidade de publicidade da TV1 não terá departamentos. "Nós trabalharemos com um 'mesão' de criação. O mídia, o planejamento, todos os profissionais irão pensar na idéia", garante.


Para ele, as agências que tentam implementar esse modelo não conseguem por estarem presas a um modelo de negócios que busca faturamento na veiculação, alimentando um 'vício' de necessariamente programar TV, revista ou qualquer outra mídia. "O ranking das agências é baseado em compra de mídia, o que é uma contradição. Se eu valorizo a idéia, não necessariamente a solução para aquele cliente passará pela mídia", pondera Tupinambá.


"Nossa diferença com relação às agências é que a publicidade nasceu como irmã das outras disciplinas e não como mãe", ressalta.


Apesar da visão crítica com relação à propaganda, Tupinambá destaca que não acredita na 'morte' da disciplina. Pelo contrário. Ele acredita que há ainda muito espaço para a mass media e para a propaganda, em geral. "Acho apenas que este modelo de propaganda, do jeito que está, esse sim está morrendo", declara.


De acordo com o publicitário, duas contas estão 'praticamente fechadas' na Supernova. "Vamos anunciá-las entre final de julho e começo de agosto. Só não posso dizer agora porque elas estão em outras agências". Tupinambá revela que está formando sua equipe, que será formada por cerca de 20 profissionais.


Zuza faz ainda questão de salientar sua satisfação em poder voltar às origens e ser um 'criativo' novamente. "Vou poder voltar a fazer aquilo que os clientes mais gostam que eu faça: criar. E criar com a mente aberta, sem restrições, será fantástico", finaliza o publicitário.


Comentários


Toniko - Da-lhes Zuza ! Conteúdo neles !!


 

Novo negócio

/