Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Chegada de Essle marca novo modelo operacional
A chegada de Mark Essle, ex-A.T. Kearney, à MatosGrey, como sócio e CEO do Grupo (leia aqui), marca o início de um novo modelo operacional, anunciado por Silvio Matos, presidente e diretor geral da companhia.
"Vamos oferecer ao mercado um modelo único: juntamos o expertise de Mark como gestor de negócios com a minha visão mercadológica de gestão de consumo e marketing, para atendermos não só a comunicação do cliente, mas estarmos presentes de forma estratégica no seu business", garante Matos, que passa a posicionar a MatosGrey como "empresa de comunicação", ampliando as fronteiras da agência.
Essler aceitou o convite de Matos e arregaça as mangas para atuar pela primeira vez com o mercado publicitário depois de dois anos sabáticos, em que esteve velejando com a esposa e três filhos pelo Oceano Pacífico. "Essler já foi comigo visitar um cliente, que ficou muito animado com a nova proposta do Grupo", garante Matos. "Há uma demanda no mercado por esse tipo de serviço, que vai além do marketing, que atue como uma consultoria de negócios. Isso porque cada vez mais a necessidade do marketing é colher resultados", avalia o publicitário, destacando que o segmento do varejo é um bom nicho para se prospectar potenciais interessados no serviço.
Matos conta que a decisão de lançar um modelo de negócios diferenciado surgiu depois de consolidar a reestruturação do Grupo no Brasil, apesar de a idéia já fazer parte dos "bate-papos" informais de Matos e Essle desde 2005. "Depois de extinguirmos algumas empresas do Grupo e reformularmos outras, como a G2, e conquistarmos bons resultados, chegou o momento de implementarmos o novo modelo", conta.
Dentre os resultados alcançados, Silvio Matos ressalta o fato de a MatosGrey ter chegado ao 34º no ranking das maiores agências de publicidade em um ano. "Antes, a Grey não estava nem entre as 60 maiores", diz. Ele destaca ainda que, dos 19 clientes atendidos hoje pela agência, pelo menos 15 foram conquistados nestes 12 meses. "Participamos de 11 concorrências e ganhamos 10 e tivemos um crescimento de 40% na receita no período de 1 ano e meio", comemora. "Agora, a agência entra num novo patamar".
Segundo Essle, o "novo patamar" é justamente o foco do Grupo MatosGrey ter sido ampliado para o business do cliente como um todo. "Nem toda a empresa quer uma estrutura estratégica como estamos oferecendo. Nosso objetivo não é quantidade de clientes, nosso foco são aqueles mais sofisticados, que precisam desse tipo de serviço", conta o novo sócio.
O executivo alemão radicado no Brasil atuou por 19 anos na consultoria A.T.Kearney, cinco deles na presidência para a América Latina.
A meta para o próximo ano é a de atingir um crescimento de 20% para o Grupo.
Valéria Campos