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Novos Consumidores

Pesquisa da Editora Abril estuda jovem

09.12.08

O NúcleoJovem da Editora Abril apresentou, na noite da segunda-feira (08), em São Paulo, a pesquisa "Novos Consumidores 2", segundo estudo sobre o tema, da editora, que investigou a relação do jovem brasileiro com a publicidade, a partir de dados coletados junto a garotos e garotas de 13 a 24 anos.


"Novos Consumidores 2" falou com jovens das classes A, B e C de diversas cidades brasileiras. O estudo - encomendado à empresa de pesquisas Studio Idéias - investigou a relação deles com os espaços (Casa, Cidade e Corpo) e com as mídias.


De acordo com a pesquisa, há indícios de uma nova onda de valores que inspiram os jovens. Hoje, eles dão mais importância à família, aos afetos e ao prazer no trabalho do que a recompensas financeiras.


Essa geração pode ser conhecida como os "filhos da mãe". Numa sociedade com 20 milhões de mulheres chefiando as famílias (e muitas delas sozinhas) aparece a marca de um 'novo matriarcado'. Entre as três pessoas mais queridas dos entrevistados da pesquisa do NúcleoJovem, a mãe é a mais citada.


Constatou-se ainda que a casa é onde mais se reconhece formatos publicitários diferentes e o espaço favorito do jovem. Na casa, se obtém liberdade e individualidade. A casa é uma grande confraria de afetos: 77% dos entrevistados citam a casa como o lugar em que eles mais gostam de estar na cidade, seguido de cinema/teatro (65%) e shopping/lojas (63%).


Grande parte dos jovens passa muitas horas em casa: 23%, a manhã inteira, 31% a tarde inteira. Lá, há o maior consumo de mídia. São quase 8 horas do dia dedicadas aos principais meios: navegando na internet, por 3 horas e 40 minutos diários, em média; assistindo à TV, por 2 horas e 5 minutos; com o rádio ligado, por 1 hora e 27 minutos; lendo revista, por 37 minutos e lendo jornal, por 25 minutos. 

A cidade ao mesmo tempo que encanta, assusta; conecta e irrita, ou seja, é o centro dos paradoxos.


Nos grandes deslocamentos que faz diariamente, o jovem vê a cidade como um meio e não como um fim. Ele busca os espaços fechados, temporários, sem memória (cinemas, shoppings, eventos). É uma geração indoor. Ao transitar pela cidade, esse público observa e obtém novas informações (55%), sente que se conecta com o que está acontecendo (30%), sente-se inseguro (22%), fica irritado com trânsito, poluição sonora e visual (22%).


O corpo jovem ganha acessórios para potencializar e expandir os seus sentidos: celular, MP3 player, câmera, vídeo game, DVD portátil, laptop, entre outros recursos, atendem à necessidade de conexão.


A relação dos jovens com as mídias portáveis passa pela idéia de poder, capacitação e expressão. Para eles, o MP3 significa deixar o seu dia mais feliz (36%). Já o celular foi relacionado a "posso ser encontrado a qualquer hora" (59%), "expressa a minha personalidade"(15%). O notebook "me conecta com o mundo" (27%) e "me sinto mais poderoso" (9,27%).


Especialmente criado para este estudo, o índice NC é fruto da ponderação de resultados de pesquisa quantitativa e qualitativa e aponta como os jovens percebem os formatos publicitários.


Entre os formatos com NC Positivo, os três mais queridos pelos jovens são: eventos (66), TV filmes de 30" (55) e advergames customizados (48).


Entre os formatos com NC Neutro, os que mais se aproximam dos índices positivos são:

Jingle, Square Banner, Flyer e Mídia no Elevador (20)
Busdoor (19)
Outdoor (18)


Entre os formatos com NC Negativo, os três mais rejeitados são:

Faixa na Rua (-53)
Panfleto (-57)
Pop-up (-81)


Para os profissionais interessados em conferir mais detalhes sobre a pesquisa Novos Consumidores 2, o NúcleoJovem lança site, que apresenta informações sobre o estudo e os resultados de sua primeira edição apurada em 2005.


As agências de publicidade contam ainda com um road show, que será realizado pelos representantes da área em todo o país, diante de agendamento prévio. Para incluir a empresa na programação, enviar um e-mail para njovem@abril.com.br.

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