arrow_backVoltar

O 1º lockdown

MTV banca exibição de doc sobre Wuhan nos EUA

22.01.21

Em 23 de janeiro de 2020, a cidade de Wuhan, com 11 milhões de habitantes, fechou suas portas para a covid-19. Foi o primeiro lockdown do mundo relacionado à pandemia que obrigou o planeta a paralisar atividades e confinar as pessoas dentro de casa. Essa história está no premiado documentário “76 Dias”, dirigido por Hao Wu, Weixi Chen e “Anonymous”.

Para marcar a data, a MTV Documentary Films está levando o filme para uma plataforma online ligada a cinemas independentes nos EUA. Ele poderá ser visto de graça. Mas, como o objetivo da ação é também apoiar as salas que sofrem desde o ano passado com o fechamento, podem ser doados US$ 5 pela sessão. O dinheiro arrecadado irá para os cinemas.

O filme é uma visão crua e emocional das lutas da população de Wuhan nos primeiros dias da eclosão de covid-19. Wu é um cineasta de Nova York e ele contou com a ajuda de dois jornalistas baseados na China, Chen e "Anonymous". Eles assumiram enormes riscos pessoais para filmar em quatro hospitais diferentes.

76 Dias” foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2020 e foi considerado o melhor documentário do evento. Desde então, ele vem ganhando prêmios em festivais de cinema. Foi eleito um dos melhores filmes do ano pelo Washington Post, Chicago Tribune, The Hollywood Reporter e IndieWire.

A pandemia afetou quase todas as pessoas neste planeta, de grandes e pequenas formas, desde seu surto inicial em Wuhan”, declarou Hao Wu. “Fizemos ‘76 Dias’ para homenagear os profissionais da área médica em todo o mundo e para nunca esquecer da dor e das lutas desta pandemia”.

O documentário traz histórias sensíveis como a da mulher implorando em vão para se despedir de seu pai; a de um avô com demência procurando o caminho de casa; e a do casal ansioso para conhecer seu recém-nascido.

O 1º lockdown

/