arrow_backVoltar

O Agente Secreto

Filme de Kleber Mendonça Filho é ovacionado no Festival de Cannes

19.05.25

O filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi ovacionado em sua estreia mundial neste domingo, 18, no Festival de Cannes. A produção está na disputa da Palma de Ouro. Assim que os créditos subiram, o longa foi recebido com uma salva de aplausos de 13 minutos. Esta é a quinta participação do cineasta pernambucano no festival.

Dois teasers de “O Agente Secreto” foram lançados no domingo. O filme é um thriller político ambientado no Brasil de 1977. Ele conta a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife após anos fora, e descobre que sua cidade esconde perigos e segredos inquietantes. O longa é uma coprodução entre Brasil (CinemaScópio), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films), com distribuição da Vitrine Filmes no Brasil.

Estiveram na sessão, além de Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux e integrantes do elenco: Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Carlos Francisco, Roberio Diogenes, Hermila Guedes, Isabél Zuaa, Laura Lufési, Roney Villela, Fafá Dantas, Isadora Ruppert, Ítalo Martins, Kaiony Venâncio, Geane Albuquerque, João Vitor Silva, Nivaldo Nascimento, Cely Farias, Albert Tenório, Lula Terra, Priscila Ferraz, Igor de Araújo, Ane Oliva, Joálisson Cunha e Buda Lira.

Carnaval do Recife

O diretor e a equipe do filme chegaram ao tapete vermelho no Palais des Festivals no clima de carnaval recifense, com frevo. Eles andaram pela Croisette acompanhados pelo grupo Guerreiros do Passo, formado por discípulos do Mestre Nascimento do Passo, e por músicos da Orquestra Popular do Recife. O coletivo aparece no documentário "Retratos Fantasmas", do cineasta pernambucano.

A ação é parte da campanha de divulgação do filme, patrocinada pelo governo federal, por meio do Ministério da Cultura, da Embratur, da Marca Brasil (@visitbrasil) e da PNAB - Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Também apoiam a ação o governo de Pernambuco, por meio da Empetur, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, e da PNAB-PE.

Repercussão internacional

O novo filme está sendo bem recebido pela imprensa internacional. A Variety elogiou o longa e escreveu que "Mendonça demonstra uma capacidade notável não apenas de recriar, mas de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia". Já o IndieWire classificou a produção como um "thriller de época lindamente lembrado".

Clube de Criação 50 Anos

O Agente Secreto

/