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‘O Brasil Não Pode Parar’ 2

Agência contratada pelo governo afirma que não criou vídeo

27.03.20

O governo federal contratou, em caráter urgente e sem licitação - o que não é um mecanismo ilegal quando se trata de emergência -, a agência IComunicação para cuidar das estratégias de comunicação digital. O fato, anunciado no Diário Oficial da União na quinta-feira 26, gerou a crença de que ela teria criado um vídeo institucional que circula pelas redes, que destaca o slogan “O Brasil Não Pode Parar” (leia aqui).

A peça, que defende o isolamento somente para idosos durante a pandemia do coronavírus, foi postada pelo senador Flavio Bolsonaro, mas não consta das páginas oficiais do governo na mídia social.

A IComunicação informa que não é dela a criação do vídeo, pois apenas nesta sexta-feira, 27, assinou contrato com a Secom, após processo iniciado em 28 de fevereiro.

Procurada pelo Clubeonline, a Isobar, a quem também se atribuiu a criação do vídeo, afirma que não é responsável pelo filme. Desse modo, o vídeo está sem "dono".

Coluna da Época diz que designers da equipe da Secom são os criadores da peça (confira aqui).

Veja o comunicado da IComunicação, cujo contrato é de seis meses de duração com o valor de R$ 4.897.855,00.

A agência IComunicação, há 38 anos no mercado e atualmente presidida por Cadiji Bazzi Morales, assina contrato com a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) para assumir, em caráter temporário - seis meses -, as demandas de comunicação digital do Governo Federal. A medida de contratação direta foi necessária por conta da decisão do Grupo DAN, holding da agência Isobar, de encerrar suas atividades em Brasília, informada em janeiro deste ano.

Essa contratação visa atuar nas presenças digitais da presidência, como redes sociais, sites e blogs, em mais de 20 frentes de trabalhos em atendimento aos diversos temas do governo.

Diferentemente do que vem sendo veiculado, a agência não produziu a campanha "O Brasil não pode parar", até porque ainda aguarda o início da sua operação para abril de 2020.

Quanto ao processo de contratação, esclarece que recebeu um e-mail de solicitação de proposta de preços, enviado pelo Departamento de Conteúdo e Gestão de Canais Digitais do Governo no dia 28 de fevereiro de 2020. O contrato, assinado hoje, 27/03/2020, pela IComunicação e o Governo, tem como uma das entregas cerca de 1.000 posts mensais.

A IComunicação venceu na disputa de preços sobre as propostas das agências: CDN, In Press Oficina, MacCann Erickson, Moringa Digital, Lov Comunicação Interativa Ltda, Chá Com Nozes Propaganda, Partners Comunicação, Huge Digital LTDA, Monumenta Comunicação Estratégias Sociais Ltda, Lew'Lara\TBWA e Fields Comunicação Ltda.”

Segundo Carolina Morales, sócia-diretora da IComunicação, o contrato com o governo seguiu o fluxo previsto em lei. Ainda de acordo com ela, a Isobar anunciou em meados de janeiro a interrupção do contrato, que será encerrado no dia 31 deste mês.

O documento assinado pelo governo federal, que dispensa licitação e anuncia a contratação da IComunicação, foi publicado no Diário oficial da União desta quinta-feira 26 – veja aqui.

Nota de Esclarecimento

A Lew'Lara\TBWA afirmou, neste sábado, 28, que não participou, como o afirmado no comunicado da IComunicação, da disputa organizada pela Secom em busca de novas agências parceiras (leia aqui).

‘O Brasil Não Pode Parar’ 2

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