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O Espaço é Seu

Sobre a campanha de Sol... (de um professor)

01.03.07

"Senhores, na condição de professor universitário, escrevo ao CCSP para expressar meu estado de espanto ao ver uma campanha (a da cerveja Sol), dirigida a jovens, que ja têm como precedente baixíssimo nível de educação fundamental, com o mote 'VAMO AÍ'.


Será que um dia teremos uma publicidade mais correta, que ajude as pessoas a se expressar melhor, e não use jargões populares (nada contra o popular para apelo ao consumo de produtos), mas sim conceitos escritos de forma correta, para que esses alunos nao cheguem na sala de aula e escrevam ainda mais pessimamente, reduzindo ainda mais o nível educacional desse país.

Será que não poderíamos fazer nossa parte e melhorar isso, já que nosso governo não tem se empenhado de forma eficaz?

Agradeço a atenção dispensada".


Nelson Amorim
Professor de Comunicação Empresarial
nelson.amorim@uol.com.br

Comentários

Valter - E iam usar o que? "Vamos aí"? Bem próximo da forma como as pessoas se comunicam no dia-a-dia, né? Cerveja é produto de apelo popular, e só consegue atingir seu público falando como ele fala. Linguagem acadêmica, no caso, acho que não resolve. ;-) valterklug@hotmail.com


big - esse professor não sabe nem escrever: o correto é "cheguem À sala de aula" e não "cheguem NA..."


Paulo Hiromi - Acho até que ficaria melhor se fosse Vamaí. phiromi10@uol.com.br


Herik Mourão - Seria bacana se os nivel dos professores melhorasse. Nunca tive aula com o senhor, mas garanto que a informação que a maioria dos professores passa em sala de aula poderia ser obtida numa revista, blog ou site por ai. O nível da educação no Brasil é péssimo e todos nós (alunos, professores, empresários da educação e empregadores) somos também culpados, cúmplices de governos e politicos ainda mais incompetentes. hmourao@yahoo.com.r


Gabrisao - Ehhh Doutô... ishtmemo@hotmail.com


Raul - Ainda tem que agradecer pq não é VAMU AÌ. rauxinol@gmail.com


Carlos - Acho que esse professor trabalha na AmBev. xinino@teletag.com.br


- Democracia é isso. A gente tem que ler opiniões e respeitar. E por mais nada a ver, sempre aprendemos algo com elas. Mas não é preciso concordar nem esculhambar. Agora, na minha opinião, esse papo de que usar expressões de forma coloquial em propaganda, letras de música, poesias etc. deseduca é bastante discutível. fevirginia206@yahoo.com


 Candido - What's'up ou Whasup? macieiradepinhao@gmail.com


 Lucieide - Ok, ok. Todos somos unânimes em dizer que o mote da campanha fala diretamente ao target e blablablás. Então, para não ser redundante, vou apenas fazer uma perguntinha ao professor (?) Nelson: Que concordância é essa que o senhor utilizou em "...que ajude as pessoas a SE EXPRESSAR melhor..."???? (risos)
lucieideoliveira@yahoo.com.br


Aline Leucz - Conversando com qualquer professor de Língua Portuguesa ou dando um pulinho ali no Museu da Língua na Estação da Luz, o professor vai ver que o comercial não é tão ruim assim. Acesse a internet. Converse com uma criança de 10 anos. A língua mudou e a publicidade vai ser, sempre, a primeira a identificar e se apropriar dessas mudanças por ter na coletividade sua principal inspiração. Isso não é uma apologia à incorreção. Acho sim que o nosso idioma merece respeito. Mas a língua é viva, muda, evolui. Senão eu ainda o estaria chamando, com todo respeito, de Vossa Mercê. aline.leucz@uol.com.br


Pasquale - Menos, Lucieide. Se 'expressar' melhor é o correto. Olha o português... Outro exemplo: o governo quer incentivar as pessoas a comer mais, e não a comerem mais...e por aí vai. pasquale@ibemol.com.br


Felipe Gaúcho - Concordo. Acho um absurdo usar "Vamo aí". Seria melhor "Vamo Aê!" felipegaucho@gmail.com


Ricardo Niffinegger - Uma coisa que aprendi como fundamental para o sucesso de uma propaganda é sua capacidade de falar a língua do target. Por isso, nesse caso, concordo com o anúncio e não com o professor. No entanto, há um ponto a ser esclarecido nessa história: o VALOR da propaganda. Será que o conceito da peça em questão traz algum valor para o target? ricardonif@hotmail.com


Francisco - Quem tem idade para beber cerveja (ou se interessar por ela) e que tem algum conhecimento da língua sabe discernir que Vamo Aê está errado, mas é usado pelo povo e é uma expressão conhecida. Agora, se o professor quer criticar se essa atitude do comercial prejudica a língua portuguesa para quem não é consciente, veio no lugar errado: ele deve criticar é o governo pela educação que dá à população. franciscoprado@ibest.com.br


Diego Pereira - É uma colocação válida a do professor, mas a propaganda não seria tão eficiente se fosse de outro jeito, isso é fato. Existem outros temas mais impactantes a serem discutidos nessa campanha que não o seu mote. Por exemplo, a ausência de afrodescendentes fica clara no vt, e o único que aparece está vendendo cerveja. Professor, acho que isso sim é um tanto espantoso. diego_dantas@hotmail.com



 


 

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